Educação, Mangualde

Mangualde já tem novo centro escolar

A autarquia mangualdense inaugurou ontem, dia 8 de Setembro, pelas 15h30, o primeiro centro escolar do concelho – o Novo Centro Escolar de Mangualde. A cerimónia, aberta ao público, contou com a presença de João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Leonor Cardoso, Presidente da Assembleia Municipal, Agnelo Figueiredo, Director do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Cónego Seixas, Pároco de Mangualde e representantes da GNR e dos bombeiros.

 

Atento às necessidades educativas das crianças mangualdenses, João Azevedo considera que “é preciso ter consciência do problema da reorganização da educação e da rentabilização dos espaços”, acrescentando que é primordial “ter uma perspectiva objectiva, para não gastar dinheiro mal gasto no futuro”. O autarca considera que “este foi um projecto feito com medida, mas que no entanto consegui um cocktail de luxo, graças ao apoio de todos”. Salientou ainda que “esta foi uma obra condigna do esforço financeiro realizado”, uma vez que considera fundamental “as nossas crianças terem as mesmas hipóteses que as crianças dos outros concelhos” e que desta forma “a Câmara Municipal cumpriu a sua obrigação criando condições para as crianças de Mangualde”.

 

Oito salas de aula, complementadas por duas salas para a Expressão Plástica, duas salas de trabalho, anfiteatro, salas de convívio para alunos, professores, pessoal não docente, instalações sanitárias, logradouro e uma biblioteca constituem este novo espaço. Este projecto, apresentado pelo Município de Mangualde, contemplava a construção de um edifício novo, designado por Centro Escolar nº 1 de Mangualde, integrado no Agrupamento de Escolas de Mangualde – recinto da Escola EB23 Ana de Castro Osório – e vai abranger alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade do ensino básico.

 

É de referir que, o projecto enquadra-se no Programa Operacional Regional do Centro, inscrevendo-se no “Eixo 3 – Consolidação e Qualificação dos espaços Sub-Regionais”, através do instrumento “Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do ensino Básico e da Educação Pré-Escolar”. O valor de adjudicação foi de cerca de 794 mil euros, sendo 70% comparticipado pelo QREN.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *