Mangualde, Sociedade

No seminário «bom ninho, bom passarinho»: «(Des)responsabilidades parentais» em debate – Mangualde

O Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolhe no próximo dia 23 de Setembro, sexta-feira, o Seminário «Bom Ninho, Bom Passarinho». O seminário, que vai já na sua terceira edição, é dedicado ao tema «(DES)Responsabilidades Parentais». A iniciativa é organizada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mangualde (CPCJ) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.

 

Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção Crianças e Jovens em Risco (a confirmar), D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, João Azevedo, Presidente da Câmara de Mangualde, e Maria José Coelho, Presidente da Comissão de Protecção Crianças e Jovens de Mangualde e Vereadora de Acção Social da autarquia estarão presentes na sessão de abertura.

 

O seminário apresenta dois painéis de debate. O primeiro painel, moderado por Isabel Costa, Procuradora Adjunta do Ministério Público do Tribunal Judicial de Mangualde, incidirá sobre os temas: “Exercício das responsabilidades parentais em caso de separação ou divórcio: o lugar do género nos acordos e decisões judiciais”, abordado por Ana Reis Jorge, do CICS – Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, e “Parentalidade positiva”, por Tiago Craveiro Neves, do Núcleo de Coimbra da APIPDF – Associação para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos. O II Painel, terá como temática “A criança, a família e os direitos”, abordada por Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, e será moderado por Cristina Lopes, Advogada e Conselheira para a Igualdade.

 

Contribuir para a melhoria das boas práticas fomentando a cooperação multidisciplinar e interinstitucional, proporcionar a troca de experiências entre os técnicos e a comunidade e sensibilizar a comunidade para a conciliação da vida profissional e familiar são os três objectivos que norteiam este encontro. O seminário destina-se em especial às comissões de crianças e jovens em risco, técnicos superiores com intervenção nas áreas de ciências sociais e humanas, juristas, médicos, técnicos de saúde, professores, pais e encarregados de educação.

 

As inscrições são gratuitas mas de carácter obrigatório e devem ser efectuadas até ao dia 20 de Setembro, através dos email´s cpcj@cmmangualde.pt ou ssocial@cmmangualde.pt, do telefone 232 619 880 ou do fax 232 623 958.

 

 

PROGRAMA

 

9h00 – Abertura do Secretariado

 

9h30 – Sessão de Abertura

Armando Leandro – Presidente da Comissão Nacional de Protecção Crianças e Jovens em Risco (a confirmar)

D. Ilídio Leandro – Bispo de Viseu

João Azevedo – Presidente da Câmara de Mangualde

Maria José Coelho – Presidente da Comissão de Protecção Crianças e Jovens de Mangualde

 

I Painel

Moderadora: Isabel Costa

Procuradora Adjunta do Ministério Público do Tribunal Judicial de Mangualde

 

10h00 – “Exercício das responsabilidades parentais em caso de separação ou divórcio: o lugar do género nos acordos e decisões judiciais”

Ana Reis Jorge – CICS – Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho

 

10h45 – Coffee break

 

11h15 – “Parentalidade positiva”

Tiago Craveiro Neves – APIPDF – Associação para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos – Núcleo Coimbra

 

12h30 – Debate

 

13h00 – Almoço

 

 

II Painel

Moderadora: Cristina Lopes

Advogada e Conselheira para a Igualdade

 

14h30 – Animação Musical Juvenil – “Made-Orquestra”

 

15h00 – “A Criança, a Família e os Direitos”

Laborinho Lúcio – Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça

 

15h45 –Debate

 

16h00 – Sessão de encerramento

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *