Borba, Sociedade

Embaixador de Angola visita o concelho de Borba

O Embaixador de Angola, José Marcos Barrica, esteve dia 06 de Setembro, em visita oficial ao concelho de Borba, a convite da Câmara Municipal de Borba. Esta visita insere-se na estratégia de promoção do concelho e das suas principais actividades económicas a nível internacional, potenciando a abertura a novos mercados e a perspectiva de novos negócios ou parcerias que o Município tem vindo a implementar, estabelecendo novos laços de cooperação, ou fortalecendo os laços já existentes, com diversos países.

A recepção ao Embaixador teve início no Salão Nobre dos Paços do Concelho e prosseguiu, posteriormente, pelas unidades de exploração e transformação de mármores de Plácido José Simões, S.A., CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, Adega Cooperativa de Borba e Cooperativa de Olivicultores de Borba.

Com o objectivo de promover Borba e os seus produtos a nível internacional, o Município de Borba endereçou um convite às Embaixadas dos Emirados Árabes Unidos, de Timor, de Angola, da Rússia, da Índia e do Iraque para visitar, oficialmente, a cidade e o concelho, com o intuito de criar possíveis pontes para projectos de entendimento e cooperação. Em resposta a este convite, Borba recebeu já a visita oficial do Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, no passado mês de Junho, e está prevista, em breve, a visita da Embaixada da Rússia e do Iraque.

A visita hoje realizada pelo Embaixador de Angola tem como principal objectivo fortalecer as exportações de mármores e vinhos para o mercado angolano, não descurando a finalidade de criar novas oportunidades e explorar novos segmentos de mercado. Angola é um mercado em destaque pela oportunidade estratégica que representa para as empresas nacionais, quer em termos de exportações, quer no que respeita ao investimento e presença no mercado. Esta economia emergente constitui um mercado de aposta para o investimento português e de investimento em Portugal.

O Município de Borba, no âmbito de projectos de cooperação já estabelecidos, tem vindo a promover o concelho em diversos países da América Latina, como o Brasil, Uruguai e Costa Rica. Recentemente, o concelho foi visitado por uma delegação da região checa de Ústi e, no passado mês de Maio, o Ministro do Turismo, Comércio e Indústria de Timor assinou com o CEVALOR um protocolo de cooperação com o objectivo de potenciar a exploração de rochas ornamentais, incentivando as empresas da região a investir nas potencialidades de um sector emergente em Timor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *