Amadora, Cultura, Desporto

Cultura e desporto nas festas da Amadora

No âmbito das festas da cidade, o próximo fim-de-semana será marcado pela vertente cultural, no dia 10, com o espectáculo do Dia do Alentejo e a inauguração da exposição de Manuel d’Olivares, e pela Festa do Desporto, com várias modalidades desportivas, muita diversão e entretenimento no Parque Central, no dia 11.

E é no dia 11 (domingo) que se assinala a passagem de mais um aniversário do município da Amadora, o 32.º, pelo que o dia terá inicio também com a Cerimónia do Hastear da Bandeira, pelas 10 horas, nos Paços dos Concelho, e a Sessão Solene, a realizar pelas 21 horas, no Auditório dos Recreios da Amadora.

Programa

Dia 10 de Setembro

15h00 – Dia do Alentejo, no Parque Aventura

Nesta tarde consagrada ao Alentejo, contaremos com a presença dos seguintes grupos corais: “Alentejanos “ de Figueira de Cavaleiros, “Ganhões” de Castro Verde, “Ausentes do Alentejo” de Palmela, “Amigos do Alentejo” do Feijó, “Alentejanos” de Tires e o grupo da Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos da Falagueira.

Organização a cargo da Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos da Falagueira com o apoio da Autarquia.

16h00 – Inauguração da Exposição de Manuel d’Olivares “Impressões Digitais de Cidades”, na Casa Roque Gameiro (Praceta 1.º de Dezembro, n.º 54 – Venteira).

Nascido em Angola, Manuel d’Olivares vive a trabalha entre Barcelona e Paris.

Toda a sua obra recebe uma forte inspiração urbana resultado das várias cidades onde viveu e onde se movimenta.

Para esta exposição, Manuel d’Olivares fixou-se nos pavimentos das cidades repletos de símbolos de lojas, indicações de zonas e locais, mas sobretudo tampas do sistema eléctrico, de águas, de esgotos, de comunicações… Fundidos em ferro, gravados em cimento ou em pedra, cravados no asfalto, com uma grande beleza plástica, são texturas, baixos-relevos que pisamos, muitas vezes sem nos darmos conta. Aparentemente iguais, diferem de cidade para cidade. São, para o artista, as Impressões Digitais das cidades. As obras que constituem esta exposição foram realizadas em seis cidades entre 2007 e 2011. Lisboa, Barcelona e Paris, Nova York e Veneza cidades onde o artista diz sentir-se em casa e a Amadora cidade que acolhe esta exposição.

Patente até dia 15 de Outubro, no seguinte horário: segunda-feira a sábado, das 10h00 às12h30 e das 14h00 às17h30.

Dia 11 de Setembro (feriado municipal)

10h00 – Cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho

21h00 – Sessão Solene, no Auditório dos Recreios da Amadora (Av. Santos Mattos, 2 – Venteira)

O dia do município (11 de Setembro), será marcado por um vasto programa desportivo, com a realização da Festa do Desporto, entre as 9h30 e as 13h00 e as 15h00 e as 19h30, no Parque Central – zona desportiva e zona do lago.

O programa compreende uma vertente de animação desportiva, diversão e entretenimento e um espectáculo de encerramento.

Motricidade e ginástica infantil, street basket, voleibol, esgrima, patins, skate, escalada, slide e rapel e parkoour – montagem de percurso, hip.hop, fitness e condição física, yoga, cycling – bicicletas ergonómicas e passadeiras, jogos tradicionais, xadrez e gincanas de bicicletas são as modalidades desportivas que estarão ao dispor de todos os que se quiserem associar à festa por via da prática da actividade física.

A componente de diversão e entretenimento irá contar com os elásticos Dynamic Bungee, trampolim e Aqua Run (bolas gigantes no lago).

No final do dia, prevê-se a realização de um espectáculo de apresentação de algumas modalidades desportivas e de diversos grupos e estilos de dança.

Integrado na Festa do Desporto, realiza-se, pelas 10 horas, a 4.ª Légua “Cidade da Amadora” em Atletismo, no Parque Central.

Este ano, e paralelamente à habitual caminhada pelo centro da cidade, será dinamizado um encontro de bicicletas aberto a todos aqueles que queiram abraçar esta iniciativa independentemente da idade e do tipo de bicicleta. Traga a sua bicicleta e venha dar um passeio!!!

A correr, a andar ou de bicicleta.

As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas através dos seguintes contactos:

Divisão de Desporto da Câmara Municipal da Amadora – desporto.juventude@cm-amadora.pt, Tel: 214.369.052, Fax: 214.948.637; Empresa Jesus Events – jesusevents@gmail.com.

Programa completo em www.cm-amadora.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *