Desporto

A Volta a Portugal dos mais novos

Começa esta quarta-feira a 19ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa. As jovens promessas do ciclismo nacional vão competir de 7 a 11 de Setembro numa prova com mais de 650 quilómetros que vai começar em Aveiro e terminar em Alenquer. A mais importante competição para corredores Sub 23 é uma organização Lagos Sports que tem tradição de revelar ao ciclismo nacional nomes que no futuro se impõem na história nas duas rodas a pedal. Foram, entre outros, os casos de Joaquim Gomes, José Azevedo, João Cabreira, José Mendes e Filipe Cardoso. Nomes que dão corpo à lista de vencedores da prova.

Além da participação de todas as equipas portuguesas do escalão Sub 23, vai integrar a caravana da Volta uma representação galega, a equipa CC Spol – Nova CaixaGalicia.

Ao princípio da tarde desta quarta-feira, o pelotão começa por se concentrar junto ao Centro de Congressos de Aveiro. Daí vai pedalar quase 119 quilómetros entre Aveiro e Águeda passando pela Serra do Caramulo (Varziela) onde existirá uma contagem de 3ª Categoria para o prémio da montanha.

A segunda etapa terá Águeda como cenário de partida. Depois de pernoitar na cidade, a caravana sairá a meio da manhã em direcção à Batalha onde vai chegar após 172,4 quilómetros. Apesar da distância mais longa neste dia, o percurso não apresenta dificuldades sendo ao jeito dos roladores.

A tirada seguinte, a terceira, partirá do estádio de Leiria para Rio Maior. São praticamente 137 quilómetros com um único Prémio de Montanha de 4 ª Categoria. Se neste dia as dificuldades são poucas, os corredores da 19ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa não tardarão a ser examinados num verdadeiro teste às capacidades físicas de cada um.

O percurso da quarta etapa poderá desde logo, e um dia antes de terminar a prova, decidir o vencedor. Será uma jornada de nervosismo para o jovem pelotão que vai começar o dia junto à Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Até atingir a meta no alto da Serra de Montejunto que coincide com um Prémio de Montanha de 1ª Categoria serão percorridos 124 quilómetros por toda a região Oeste.

Por fim, domingo 11 de Setembro, no último dia de corrida, será Alenquer a concentrar todas as atenções. Antes de aplaudir os diversos vencedores, a partida será dada às 10 horas para a quinta e última etapa. Após percorrer quase 103 quilómetros, a meta instalada no centro de Alenquer será a derradeira oportunidade para os que ainda anseiam protagonismo conseguirem algum êxito, mas nesse mesmo momento estará encontrado o vencedor da Camisola Amarela Jogos Santa Casa.

Equipas Participantes:

Liberty Seguros – Sta Maria Feira ASC Vitória RTL Mortágua – Basi
Louletano – Loulé Concelho Maia Bike Team Cartaxo Capital do Vinho – CC JM Nicolau
Bicicó Pauperval – Estanhos Dom António CC Spol – Nova CaixaGalicia

A 19ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa tem o apoio das autarquias de Aveiro, Águeda, Batalha, Leiria, Rio Maior, e Alenquer. São parceiros oficiais os Jogos Santa Casa, Liberty Seguros, RTP, EDP, KIA, Sical, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Aluvia Shimano, Copigés, Mobilift, Draft FCB, DietSport, Powerbar, Instituto Geográfico do Exército, Fonte Viva e Cision.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *