Sociedade, Vendas Novas

Vigília contra encerramento do SAP no período nocturno em Vendas Novas

O Movimento de Cidadãos Independentes em Defesa das Urgências em Vendas Novas (MCIVN) vem uma vez mais anunciar a realização de uma vigília, hoje dia 5 de Setembro, a partir da 19h00, junto ao Centro de Saúde em defesa do funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) durante 24 horas e da prestação de melhores cuidados de saúde à população.

 

Esta decisão vem no sentido das últimas notícias que dão conta dos cortes na despesa do Governo em várias áreas, nomeadamente na área da Saúde. Tivemos conhecimento da dívida existente entre o Ministério da Saúde e a empresa que assegura a colocação de Médicos nos SAP’s, incluindo o de Vendas Novas, o que de momento está a impossibilitar a colocação de médicos neste serviço. Por esta mesma razão anuncia-se o encerramento do SAP de Vendas Novas para hoje, dia 5 de Setembro, entre as 20h00 e as 8h00 da manhã.

 

Esta informação não foi confirmada por nenhuma entidade oficial o que deixa uma vez mais indignado o MCIVN. Não compreendemos porque os responsáveis do Ministério da Saúde, ARS Alentejo e ACES Central 2 escondem até à última hora tal decisão da população, sabendo que são as mesmas que irão sofrer as consequências de tais actos.

 

É urgente que sejamos esclarecidos, pelo que solicitamos a todos os responsáveis (Primeiro Ministro, Presidente da República, Ministério da Saúde, ARS Alentejo e Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central II), reuniões com carácter de urgência, referindo mais uma vez as reivindicações do Movimento e de toda a População, pois não aceitamos nem iremos aceitar o encerramento do SAP, porque até ao momento não foi criada nenhuma alternativa que nos assegure o serviço de urgência no período de 24 horas. Essa alternativa passa, a nosso ver, pela criação de um Serviço de Urgência Básico no concelho que nós sempre reivindicamos e vamos continuar a reivindicar.

 

O Movimento de Cidadãos Independentes em Defesa do Serviço de Urgências em Vendas Novas Apelamos a toda a População que participe na vigília de hoje, se mantenha atenta e se una uma vez mais na luta pelo direito à saúde e na manutenção e melhoria dos serviços de Saúde…

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *