Sociedade

Cores e texturas da nova estação a apresentar na CERANOR

A partir da próxima quarta-feira e até domingo, a CERANOR – Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde abre as portas ao mercado profissional da decoração, das 10h00 às 20h00.

As cores e texturas da nova estação, o regresso às aulas e um certo “aroma” a Natal são, desde já, as temáticas subjacentes às novidades avançadas por algumas das empresas, num total de 230, que participam na edição 2011.

A maior feira de decoração do País e uma das principais a nível ibérico está assim de regresso à EXPONOR. «A oferta é variada», adianta Francisco Marcos, director da CERANOR, antevendo uma edição concorrida, que estima a visita de 21 mil profissionais.

Expositores antecipam novidades

Palco ideal para o lançamento de novos produtos, a CERANOR é uma referência para os profissionais da casa, decoração, hotelaria e brinde. Este ano não será excepção.

E como Setembro é sinónimo de regresso às aulas, a oferta expositiva da CERANOR contempla o público mais jovem. Na área do brinde, merece destaque a proposta da dkt, que mantém com a CERANOR uma «longa e vantajosa parceria», diz Lídia Branco, responsável da dkt. A nova colecção da Dakota made-in-house, composta por uma mistura de cores para animar o Inverno, bem como uma reedição de uma colecção especial da Hello Kitty, são as propostas avançadas por esta empresa.

Apresentando-se como um dos grupos têxteis mais importantes do País, com uma forte projecção e consolidação no estrangeiro, exportando 80% do que produz, a Lasa vai lançar a colecção de Outono/Inverno, com «temas e cores absolutamente ajustados à estação, trabalhada com as matérias-primas mais nobres e de melhor qualidade», adianta Conceição Faria, responsável do mercado português.

Também a pensar na nova estação que se avizinha, a Waxdecor traz à CERANOR as novas tendências, fragrâncias e estilos, para o Outono e para este Natal. «Quem gosta de cuidar do seu espaço gosta de Yankee Candle», afirma Bruno Azevedo, gestor de Marketing, evidenciando uma das marcas que a sua empresa representa.

Já a Manulena volta a apostar numa gama de produtos ecológicos, sendo que nesta edição da CERANOR vai «ampliar a oferta», adianta Paulo Coelho, responsável por esta empresa especializada em artigos de decoração (velas decorativas e perfumadas e ambientadores).

O Natal, com as suas cores e aromas, é o tema em destaque da colecção da Castelbel, empresa especializada em sabonetes, velas e fragrâncias caseiras. Os «nossos produtos conseguem captar os aromas, as cores e o ambiente do País», define Aquiles Barros, administrador da Castelbel.

Presenças assíduas nas feiras de decoração da EXPONOR, a dkt, Castelbel, Manulena, Waxdecor e Lasa foram, desde já, algumas das empresas que anteciparam as novidades, mas há muitos mais motivos de interesse para esta edição.

Espaço  de artes, degustação e debate

Para dar ainda mais visibilidade e dinamismo à feira, a organização da CERANOR elencou um apelativo cartaz de actividades paralelas, onde até o tentador “aroma”  do chocolate se irá fazer sentir nos corredores da EXPONOR.

O Encontro com as Artes, localizado no pavilhão 4, abrigará, ao longo dos cinco dias da feira, várias expressões artísticas, como são os casos das exposições e demonstrações de pintura, música, cerâmica e artes decorativas.

Com as “opções musicais” a cargo da Tempos de Vanguarda, o Espaço acolhe trabalhos de vários artistas. Em estreia no espaço feira, estarão os trabalhos de pintura de Norberto Nunes, com a exposição “Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou”. Já a Câmara Municipal de Viana do Castelo converteu em itinerante a exposição “Encontro de Ceramistas do Eixo Atlântico” e exibe, na EXPONOR, mais de 20 ceramistas portugueses e galegos A cerâmica terá ainda um outro apontamento (galeria do pavilhão 6): a mostra “Sustentabilidade na Cerâmica, numa iniciativa da Cerâmicas S. Bernardo.

Para completar a oferta, a Do Art preparou um diversificado programa de demonstrações (stand 4F55) de Artes Decorativas, para todos os dias do certame, onde terá ainda lugar a apresentação do livro “Efeitos e texturas”. Convivendo harmoniosamente com as expressões artísticas, estarão, nos espaços de degustação (4C18/40), as propostas da Casa Grande Chocolatier, que apresenta o intenso e tentador chocolate, e Portugal a Minha Primeira Escolha/Simply B, que convida a saborear produtos da região das Beiras, promovendo desta forma a excelência da produção nacional.

Também o debate, a troca de ideias e experiências merecem destaque na feira, com a realização de workshops e seminários sobre temas da actualidade (Feng-shui, redes sociais eventos e protocolo, degustação, hotelaria, entre outros). Ao segundo dia de feira, às 15h30, a “Decoração e Detalhe em Hotelaria” é o tema do workshop da TH2, com a oradora Catarina Varão. Um dia depois, o debate vai centra-se na “Organização de Eventos e Protocolo”, com o seminário da Informar.pt, às 14h30. No sábado, as temáticas são mais abrangentes, com as seguintes incitativas: o workshop “Feng Shui”, da Academia Edinteriores, das 15h00 às 18h00, com Paula Margarido; o seminário Networking e Redes Sociais”, das 9h00 às 13h30, com Hélder Falcão; e, por último, o workshop de Chocolate, às 16h00, com a Casa Grande Chocolatier.

Leia toda a informação sobre a CERANOR 2011 em www.ceranor.exponor.pt.

 

Actividades Paralelas:

Dia 7 de Setembro (quarta-feira)

Demonstrações de Artes Decorativas (Participação livre)
Local: stand 4F55
Organização: Do Art

10h – Pré-Lançamento do Livro “Efeitos e Texturas”

10h30 – Técnicas Decorativas em Vitral

15h – Aplicação de Carimbos e Découpage em Tecido

Dia 8 de Setembro (quinta-feira)

Workshop Decoração e Detalhe em Hotelaria

Hora: 15h30/16h30

Local: Centro de Congressos da Exponor, sala A6

Organização: TH2

Formadora: Catarina Varão

Demonstrações de Artes Decorativas (Participação livre)
Local: stand 4F55
Organização: Do Art

10h – Pré-Lançamento do Livro “Efeitos e Texturas”

10h30 – O Universo da Découpage – mil e um acabamentos

15h – O Universo da Découpage –  mil e um acabamentos (cont.)

Dia 9 de Setembro (sexta-feira)
Seminário de Organização de Eventos e Protocolo
Hora: 14h30
Local: Centro Congressos da Exponor, Sala A6
Organização: Informar.pt /Certform – Escola de Formação Prática
Oradora: Madalena Leão

Demonstrações de Artes Decorativas (Participação livre)
Local: stand 4F55
Organização: Do Art

10h – Pré-Lançamento do Livro “Efeitos e Texturas”

10h30 – Efeito Terracota & Estanho

15h – Encáustica Metálica
Dia 10 de Setembro (sábado)

Workshop Feng Shui
Hora: 15h00 às 18h00
Local: Centro de Congressos da Exponor, sala A6
Organização: Academia Edinteriores

Formadora: Paula Margarido

Seminário Networking e Redes Sociais
Hora: 9h00 às 13h30
Local: Sala Henry Tillo

Organização: CMI
Formador: Hélder Falcão

Workshop de Chocolate
Hora: 16h00
Organização: Casa Grande Chocolatier

Local: Pav 4C18

Demonstrações de Artes Decorativas

Data: 10 de Setembro
Local: stand 4F55
Organização: Do Art

10h – Pré-Lançamento do Livro “Efeitos e Texturas”

10h30 – Décopatchwork

15h – Enfeites de Natal –  Massas Polímeras & Papercraft

11 de Setembro (domingo)

Demonstrações de Artes Decorativas

Data: 11 de Setembro
Local: stand 4F55
Organização: Do Art

10h – Pré-Lançamento do Livro “Efeitos e Texturas”

10h30 – Efeito Granito & Pontilhado

15h – Efeito Diamante Negro

De 7 a 11 de Setembro (de quarta-feira a domingo)

Demonstrações de Artes Decorativas (Participação livre)
Local: stand 4F55
Organização: Do Art

Espaços de Degustação

– Espaço de degustação Casa Grande Chocolatier

Organização: Casa Grande Chocolatier

Local: 4C18

– Espaço de degustação PORTUGAL A MINHA PRIMEIRA ESCOLHA/SIMPLY B

Organização: AEP e Simply B

Local: 4E10

Encontro com as Artes
Local: Pav. 4A40/41/42espaço de feira

– Exposição de Pintura – «Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou» – Norberto Nunes

Local: Pav. 4A40
– Exposição: “ Encontro de Ceramistas do Eixo Atlântico”

Organização: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Local: Pav. 4A42
Artistas portugueses participantes
Adosinda Pereira (Zinda) | Alberto Vieira | Ana Bossa | Anabela Garcia | Carla Mota | Eduardo Soares | Fernando Vilar “Tosco” | Helena Fontes | José Loura | Lurdes Ferreira | Mário Rocha | Pedro Riobom | Projecto A2 | Rita Gonçalves  | Sérgio Amaral  | Sofia Rocha | Yolanda Parente
Artistas galegos participantes
Antonio Roman | Carlos San Claudio | Otero Regal | Pilar Peixoto | Susana Gonzalez Amado

– Espaço de Música ““Opções Musicais”

Organização: Tempos de Vanguarda

Local: Pav 4A41 e demonstrações na feira

– Sustentabilidade na Cerâmica

Local: Gal 640

Organização: Cerâmicas S. Bernardo

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *