Alcoutim, Sociedade

Festa de Alcoutim comemora 60 anos

De 09 a 11 de Setembro, Alcoutim está em festa. Sessenta anos volvidos e a Festa de Alcoutim é hoje uma das grandes animações do verão algarvio e atrai à vila serrana milhares de pessoas.

Este ano, por motivos ligados à contenção de gastos, a autarquia alcouteneja, organizadora do evento, diminuiu os dias de festa de cinco para três, conseguindo assim manter um cartaz repleto de animação e com grandes nomes da música nacional. Nesta edição, são cabeças de cartaz o cantor “Emanuel”, o espetáculo “Arte & Música com Big Band” e “Nu Soul Family”, respetivamente para o Dia do Município (09), Dia de Espanha (10) e Dia da Juventude (11).

O baile à antiga, pelas 22h00, vai marcar todas as noites de festa. Esta iniciativa tem ganho, consecutivamente, mais adeptos e está já constituído um clube, numa iniciativa da autarquia de Alcoutim, que mobiliza todos os que frequentam os conhecidos bailes de acordeão.

Muita animação de rua, atividades desportivas, atividades infantis e discoteca preenchem o cartaz desta 60ª edição da Festa de Alcoutim. A Feira de Sabores continuará a marcar presença pelas ruas da vila e o cacau no rio promete encerrar as noites.

Os lucros da festa revertem a favor da construção do Lar dos Balurcos, obra da Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Arte dos Balurcos.

 

60º aniversário da Festa comemorado no Dia do Município

Alcoutim celebra o Dia do Município a 09 de Setembro, o primeiro dia de festa na vila. Este ano, as cerimónias do Dia do Município comemoram os 60 anos de história da Festa de Alcoutim.

Depois do hastear da bandeira, às 09h30, na Praça da República, a Câmara de Alcoutim prepara uma homenagem ao fundador da Festa, Dr. João Dias. A sessão comemorativa, também na praça central, vai destacar os 60 anos de história da Festa de Alcoutim, e conta com a presença e as palavras de algumas pessoas ligadas à sua organização. Às 11h30 está marcado o descerramento de placas toponímicas, numa homenagem a personalidades relacionadas com o desenvolvimento da festa alcouteneja: Prof. José Maria Mendes Amaral, Manuel Serafim e Fernando Lopes Dias. Ao 12h00, um desfile etnográfico vai trazer à memória o passado alcoutenejo.

A comemoração ficará ainda marcada pelo lançamento de uma brochura sobre a Festa de Alcoutim, onde se encontrará uma resenha destes 60 anos de história.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *