Lamego, Sociedade

Secretário de Estado da Economia preside à abertura das Festas dos Remédios

O acto de abertura da edição deste ano das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, cuja grandiosidade e reputação continuam a fazer dela a maior Romaria de Portugal, foi presidido pelo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, ao qual se juntaram milhares de lamecenses e visitantes ávidos por participar numa programação de excepcional valor. Logo na primeira noite destas festividades, 25 de Agosto, a “sala de visitas” da cidade de Lamego aqueceu com o espectáculo musical do grupo Anjos.

     Até  9 de Setembro, ainda é possível assistir, gratuitamente, a um abundante conjunto de realizações populares que tornam este acontecimento verdadeiramente ímpar em Portugal, favorável à renovação do diálogo e do fervor religioso entre os crentes. Para além da componente religiosa do evento, o leque de iniciativas é bastante abrangente, contemplando as áreas desportiva, cultural, educativa e muitas outras.

     Todos os anos, milhares de peregrinos percorrem os caminhos da Fé tendo como destino a cidade de Lamego em busca da religiosidade e da harmonia que ajudarão a enfrentar as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia. Da tradicional programação das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios destaca-se a Majestosa Procissão do Triunfo, na qual os andores armados sobre carros são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga, sancionada, em Abril de 1952, pela Sagrada Congregação dos Ritos.

     O programa completo da edição 2011 pode ser consultado em www.cm-lamego.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *