Desporto

Ciclismo do Futuro à procura de Campeões

Depois das grandes emoções de Agosto, há mais competição nas estradas nacionais com a realização da 19ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa. As jovens promessas da modalidade vão competir de 7 a 11 de Setembro numa prova com início em Aveiro e final em Alenquer.

A mais importante competição para corredores Sub 23 é uma organização Lagos Sports que tem tradição de revelar ao ciclismo nacional nomes que no futuro se impõem na história nas duas rodas a pedal. Foram, entre outros, os casos de Joaquim Gomes, José Azevedo, João Cabreira, José Mendes e Filipe Cardoso. Nomes que dão corpo à lista de vencedores da prova. Este ano, a corrida tem cinco dias e mais de 650 quilómetros.

Além da participação de todas as equipas portuguesas do escalão Sub 23, vai integrar a caravana da Volta uma representação galega, a equipa CC Spol – Nova CaixaGalicia.

Ao princípio da tarde de quarta-feira, 7 de Setembro, o pelotão de 72 corredores começa por se concentrar junto ao Centro de Congresso de Aveiro. Daí vai pedalar quase 119 quilómetros entre Aveiro e Águeda passando pela serra do Caramulo (Varziela) onde existirá uma contagem de 3ª categoria para o prémio da montanha.

A segunda etapa terá Águeda como cenário de partida. Depois de pernoitar na cidade, a caravana sairá a meio da manhã em direcção à Batalha onde vai chegar após 172,4 quilómetros. Apesar da distância mais longa neste dia, o percurso não apresenta dificuldades sendo ao jeito dos roladores.

A tirada seguinte, a terceira, partirá do estádio de Leiria para Rio Maior. São praticamente 137 quilómetros com um único Prémio de Montanha de 4 ª categoria. Se neste dia as dificuldades são poucas, os corredores da 19ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa não tardarão a ser examinados num verdadeiro teste às capacidades físicas de cada um.

O percurso da quarta etapa poderá desde logo, e um dia antes de terminar a prova, decidir o vencedor. Será uma jornada de nervosismo para o jovem pelotão que vai começar o dia junto à Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Até atingir a meta no alto da Serra de Montejunto que coincide com um Prémio de Montanha de 1ª Categoria serão percorridos 124 quilómetros por toda a região Oeste.

Por fim, domingo 11 de Setembro, no último dia de corrida, será Alenquer a concentrar todas as atenções. Antes de aplaudir os diversos vencedores, a partida será dada às 10 horas para a quinta e última etapa. Após percorrer quase 103 quilómetros, a meta instalada no centro de Alenquer será a derradeira oportunidade para os que ainda anseiam protagonismo conseguirem algum êxito, mas nesse mesmo momento estará encontrado o vencedor da Camisola Amarela Jogos Santa Casa.

Etapa 1 Aveiro – Águeda 7 Setembro 118,8 Km
Etapa 2 Águeda – Batalha 8 Setembro 172,4 Km
Etapa 3 Leiria – Rio Maior 9 Setembro 136,9 Km
Etapa 4 Rio Maior – Montejunto 10 Setembro 124,0 Km
Etapa 5 Alenquer – Alenquer 11 Setembro 102,8 Km

 

 

                                                                                                                                    Total 654,9 Km

A 19ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa tem o apoio das autarquias de Aveiro, Águeda, Batalha, Leiria, Rio Maior e Alenquer. Foram parceiros oficiais os Jogos Santa Casa, Liberty Seguros, RTP, EDP, KIA, Raposeira, Sical, Prosegur, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Xerox, Shimano, Copigés, Sportzone, Mc Vities, Mobilift, Nexx Helmets, Draft FCB, DietSport, Powerbar, Instituto Geográfi co do Exercíto, Peres Soctip, Fullwear, Cision, Aluvia e Ferbar.

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *