Cultura, Palmela

Exposição na Biblioteca de Palmela evoca participação portuguesa na I Grande Guerra

Durante todo o mês de Setembro, a Biblioteca Municipal de Palmela recebe a exposição “Quadros da Guerra”, numa organização da Câmara Municipal.

A propósito dos 95 anos da declaração de guerra por parte da Alemanha (9 de Março de 1916), que representou a entrada formal de Portugal na Primeira Grande Guerra, esta exposição apresenta um conjunto de quatro cartazes de propaganda militar, oferecidos à autarquia, com data inferida de 1915, com a designação de “Quadros da Guerra”. Destaque para a riqueza iconográfica e para as referências históricas e militares.

A participação de Portugal na Guerra representou um enorme esforço por parte do Estado e do povo, que enviou a sua juventude para os campos de guerra, onde a morte constituía uma presença permanente e a violência mutilou e destruiu uma geração que, hoje, se encontra quase esquecida.

Depois de Palmela, a exposição circulará pelo concelho: em Outubro estará na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, em Novembro no Centro de Recursos para a Juventude de Quinta do Anjo e em Dezembro no Centro Cultural de Poceirão.

A Biblioteca Municipal de Palmela funciona no seguinte horário:

 

Terça-feira e sexta-feira – 10h30 às 20h00

Quarta-feira e Sábado – 14h00 às 19h00

Quinta-feira – 10h30 às 19h00

Encerra ao domingo, segunda-feira, quarta-feira no período da manhã e feriados.

(Durante o Horário de Verão (de 14 de Junho a 17 de Setembro), a Biblioteca encerra no período compreendido entre as 12h30 e as 14h e à 3ª e 6ª feira encerra às 19h00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *