Educação, Mação

Câmara Municipal de Mação apoia alunos na aquisição de livros escolares

A Câmara Municipal de Mação vai financiar a aquisição dos livros escolares dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Mação, recomendados pelo Agrupamento de Escolas Verde Horizonte. O apoio é de 100% para alunos do 1.º Escalão/A; de 75% para alunos do 2.º Escalão/B; e de 50% para os restantes alunos, desde que o mesmo seja devidamente requerido à Câmara Municipal de Mação até ao dia 30 de Outubro de 2011.

Considerando as competências conferidas às Câmaras Municipais no âmbito da Acção Social Escolar aplicáveis aos alunos do 1.º Ciclo, assim como as dificuldades económicas que o País atravessa, com consequências graves no orçamento das famílias e com especial reflexo naquelas que têm filhos em idade escolar, esta foi uma das formas encontradas pela Câmara Municipal de Mação para prestar um maior e melhor suporte aos agregados familiares do Concelho no início de mais um ano lectivo.

Consciente dos próprios constrangimentos orçamentais das Autarquias, o Executivo Camarário tem envidado todos os esforços para proporcionar as melhores condições, nas diferentes áreas, à infância e juventude do Concelho, pelo que encara este apoio como um investimento importante para o percurso escolar e futuro dos jovens estudantes, que serão o futuro do Concelho de Mação.

Neste contexto, a Autarquia apoia aqueles que mais necessitam, mas não esquece todos os restantes alunos do 1.º Ciclo, numa inequívoca demonstração de que a Educação e a Acção Social Escolar são duas áreas prioritárias de intervenção. É ainda o reconhecimento junto daqueles que residem e escolhem o Concelho de Mação para educar os seus filhos.

No que diz respeito ao apoio em questão, os montantes em causa serão liquidados mediante recibo comprovativo da aquisição dos livros e ainda dos respectivos documentos de identificação do agregado familiar. Para que os alunos possam usufruir deste apoio, é condição que os pais sejam residentes e eleitores no Concelho de Mação.

Refira-se que esta é uma das várias acções e incentivos levados a cabo pela Autarquia de Mação no sentido de proporcionar o melhor aos jovens do seu Concelho. Para além das Bolsas de Estudo atribuídas aos estudantes universitários e as Bolsas de Mérito aos melhores alunos do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, a Câmara Municipal de Mação promove o ensino da Língua Inglesa, das TIC, da Música e da Educação Física no Pré-Escolar. Desde há 11 anos organiza também a Viagem de Estudo à Europa para estudantes do Concelho, proporcionando a visita a vários locais de interesse cultural, histórico e turístico de outros países europeus e, por conseguinte, o contacto com outras culturas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *