Cultura, Santo Tirso

Museu Municipal Abade Pedrosa em Santo Tirso já recebeu 300 mil visitantes

Há 20 anos que o Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, anda a formar e a fidelizar públicos, a programar e a desenvolver ações por intermédio dos seus serviços educativos, a construir o futuro todos os dias. E é a pensar no futuro que a Câmara Municipal de Santo Tirso já solicitou a dois conceituados arquitetos portugueses, Siza Vieira e Souto Moura – os dois únicos arquitectos portugueses galardoados com o Prémio Pritzker (considerado o Nobel da Arquitectura) – uma proposta de intervenção na zona do mosteiro beneditino com objetivo de valorizar o Museu Municipal e de criar o novo pólo de acolhimento (Átrio) do Museu de Escultura Contemporânea.

O Museu Municipal Abade Pedrosa já foi visitado por cerca de 300 mil pessoas, sendo que, nos últimos tempos, a média anual de visitantes do museu anda nos 10 mil visitantes. Este número não deixa de ser um bom indicador que, em grande medida se explica pela diversidade dos temas em exposição e ao facto de cada mostra não estar patente ao público mais do que dois meses.

Exposições temporárias

No ano de 2010, mais de 10 mil pessoas visitaram a coleção arqueológica do Museu Municipal e, simultaneamente, as exposições temporárias patentes:

– Exposição Itinerante da Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore, do Porto

– Exposição de Desenho, Escultura e Pintura de Ângelo de Sousa

– Exposição de Pintura dos Alunos Finalistas da Faculdade de Belas Artes do Porto

– Exposição Comemorativa dos 100 anos da República em Santo Tirso

– Exposição Comemorativa dos 100 anos dos Monumentos Nacionais

– Exposição Itinerante de Olaria de Bisalhães em parceria com as Câmaras Municipais de Barcelos, Vila Real e Guimarães

E já  em 2011, ou seja, no final do primeiro semestre do ano, o Museu Municipal Abade Pedrosa havia sido visitado por cerca de 7 mil pessoas, tendo decorrido as seguintes mostras:

– IX edição da Expocamélia de Santo Tirso 2011

– Exposição dos 100 anos da República, do Museu Nacional da Imprensa, do Porto

– Exposição de Fotografia de Eduardo Lopes – Mares Boreais, CPF do Porto

– Exposição de Arte da Coleção do Museu Municipal Abade Pedrosa

visitas guiadas

Em 2010 foram solicitadas visitas guiadas que envolveram 4.591 pessoas e que tiveram como destino não só o Museu Municipal Abade Pedrosa, mas também as esculturas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre e ainda aos monumentos, nomeadamente ao Mosteiro de São Bento, ao Castro do Monte Padrão, seguindo-se a Igreja e Mosteiros de Roriz, Vilarinho e a Mosteiro de N.ª S.ª da Assunção. Com curiosidade importará referir que as visitas foram solicitadas em igual número quer pela comunidade escolar como pela sociedade civil, na sua maioria grupos de idosos.

No 1.º semestre de 2011, cerca de 2.000 pessoas já solicitaram visitas guiadas entre o Museu Municipal, o Mosteiro de São Bento e o Castro e Centro Interpretativo do Monte Padrão.

concertos musicais

Na música, os serviços do Museu Municipal proporcionaram, em 2010, um total de 20 concertos distribuídos pelas 3 rubricas:

– XVII Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (6 concertos de guitarra clássica, 1 masterclass e 1 concerto para Escolas)

– X Temporada de Música de Santo Tirso (6 concertos, entre os quais, Música no Património, Dia Mundial da Música e Concerto Comemorativo da Elevação de Santo Tirso a Cidade, Concerto de Natal e Concertos no Museu Municipal)

– III edição “Seis Cordas Seis Momentos” que tal como o próprio nome sugere promove 6 concertos também no auditório do Museu Municipal

No cômputo geral, a assistir aos 20 concertos organizados em 2010 estiveram quase 2000 espectadores.

Durante o 1.º semestre de 2011, cerca de 1200 espectadores assistiram ao conjunto de 11 concertos até agora realizados, 8 dos quais no âmbito da XVIII edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso.

Inauguração do Museu em 1989

Inaugurado em março de 1989, o Museu Municipal Abade Pedrosa está instalado na antiga hospedaria do Mosteiro de S. Bento, num espaço histórico e cultural de excelência. O Museu é constituído por uma extensa galeria onde decorrem exposições temporárias e itinerantes, salas de exposição permanente que exibem um considerável espólio da coleção arqueológica, e auditório com equipamento áudio e vídeo projeção, recebendo atividades diversas, sobretudo conferências e workshops, vocacionado também para a vertente musical.

Tutelado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o Museu é credenciado conforme o disposto na Lei-Quadro dos Museus Portugueses e atesta a sua qualidade de Museu da Rede Portuguesa de Museus, conforme certificado recebido em maio de 2010.

Atividade Cultural

Afeto à  Divisão de Património e Museus da Câmara Municipal, o Museu Municipal Abade Pedrosa desenvolve, anualmente, uma vasta programação cultural, com maior incidência na área das exposições. Para além da sua exposição temática, composta por 350 peças da coleção arqueológica – a que se juntam as 150 do Centro Interpretativo do Monte Padrão -, o Museu Municipal abre-se aos públicos com uma oferta cultural diversificada assente, sobretudo, na organização de exposições temporárias. O Museu Municipal Abade Pedrosa, inserido num contexto histórico milenar, serve também de ponte para o contemporâneo, na sua ação dinamizadora de formar e promover um outro museu, ao ar livre, aberto 24 horas por dia, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso.

É neste âmbito, na simbiose entre o passado e o presente, entre a memória e a identidade, que os serviços do Museu Municipal recebem e dão resposta a inúmeras solicitações de visitas guiadas, sejam oriundas de comunidades escolares, sejam iniciativas de grupos menos jovens, de caráter associativo ou institucional.

A complementar a atividade exercida pelo Museu Municipal, a música revela-se, de igual forma, como área de grande influência e protagonismo. À cabeça, o conceituado Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, que teve a sua 18.ª edição no presente ano, procurando-se também apostar, anualmente, na vertente pedagógica e noutras variantes da música clássica, através do programa Temporada de Música de Santo Tirso, iniciado em 2000.

Por fim, e não menos importante, o Museu Municipal Abade Pedrosa dispõe de uma receção/loja com publicações editadas pela Câmara Municipal.O visitante tem, deste modo, à sua disponibilidade, alguns prospetos relacionados com a cultura, o património e o turismo de Santo Tirso, podendo ainda adquirir diversas publicações à venda neste local, desde Catálogos dos Simpósios do Museu de Escultura Contemporânea, à edição periódica do Santo Tirso Arqueológico.

Entre publicações alusivas a exposições comemorativas organizadas pela Câmara Municipal, destaca-se igualmente o catálogo “Coleção Arqueológica do Museu Municipal Abade Pedrosa”. Entre 2010 e 2011, a Câmara Municipal editou o VI Volume da Obra “Santo Tirso da Cidade e do Seu Termo”, da autoria do Padre Doutor Francisco Carvalho Correia, um notável historiador tirsense que apresentou a sua tese de doutoramento sobre a história do Mosteiro de São Bento em II tomos.

Para além de publicações relacionadas com a história de freguesias do concelho, Areias, Burgães, Lama…, foi recentemente lançada a reedição da obra monográfica “Santo Thyrso de Riba D´Ave”, de Alberto Pimentel (1902), com apontamento biográfico e notas de revisão históricas de Francisco Carvalho Correia e de Álvaro de Brito Moreira, este último, autor também de várias publicações editadas pela Câmara Municipal na área da Arqueologia.

Neste momento o Museu Municipal Abade Pedrosa mostra a sua exposição de arte, composta por vários trabalhos de pintura e escultura mas onde se podem ver serigrafias e acrílicos, numa colecção de arte constituída por obras doadas por uma dezena de autores.

Museu Municipal Abade Pedrosa

Rua Unisco Godiniz, 100

4780 – 373 Santo Tirso

Horário: Terça a sexta-feira: 9h00 – 17h00 / Sábados, Domingos: 14h00 – 18h00. Encerra às segundas-feiras e feriados nacionais. Entrada gratuita

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *