Abrantes, Cultura

Exposição de Helena Lapas em Abrantes

A exposição “Trabalhos Recentes” é inaugurada dia 2 de Setembro, às 18h00, na Galeria Municipal de Arte, em Abrantes, ficando patente até 7 de Outubro.

O crítico de arte José Luís Porfírio fará a apresentação da exposição.

 

A artista revisita a Galeria Municipal, passados dez anos, em parceria com a Galeria Ratton. Segundo as palavras dos seus directores, Ana Viegas e Tiago Monte Pegado, “Helena Lapas continua a propor-nos, entre novos materiais e técnicas, um caminho sempre inovador”.

 

Helena Lapas nasceu em Lisboa. É diplomada em Cerâmica, pela Escola de Artes Decorativas António Arroio. Foi a primeira licenciada em pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa a apresentar uma tapeçaria como obra para a tese final. Foi bolseira do British Council, em 1971, para o restauro de tapeçarias no “Victoria and Albert Museum” de Londres e bolseira para a pesquisa de “patchwork“, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian. Expõe individualmente desde 1968.

Das suas tapeçarias para edifícios públicos destacam-se as obras para o Banco Nacional Ultramarino (Castelo Branco), para a Caixa Geral de Depósitos e para a sede do Banco de Portugal, ambas em Lisboa.

Os seus trabalhos integram colecções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro, incluindo a Grã-Bretanha, França, Itália, Alemanha, Angola e Cabo Verde.

É responsável, desde 1996, pela cadeira”Execução de Figurinos”, na Escola de Artes e Ofícios do Espectáculo, no Chapitô, em Lisboa.

 

” (…) um conjunto de 16 tapeçarias e 11 colagens em papel onde se distancia de um processo transdisciplinar gerador de imagens em contínuo – a tapeçaria derivando da colagem – e afirma em pleno duas linguagens autónomas, dois territórios de experimentação, capazes de contaminação mútua numa sintonia do pensamento criativo e da metodologia do fazer.(…)”. Ana Ruivo, in catálogo da exposição da Galeria Ratton. Outubro de 2010.

 

Horário da Galeria: 3ª a sábado, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:30. Encerra ao domingo, à 2ª feira e aos feriados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *