Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Semana da Juventude com balanço positivo na Póvoa de Lanhoso

Terminou com balanço positivo mais uma edição da Semana da Juventude que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu. Mais uma vez, o programa apresentou propostas diversificadas, que procuraram ir ao encontro dos interesses dos jovens povoenses, em particular, e da população, em geral.

 

A Mesa Redonda “Geração à Rasca – Que oportunidades?” foi um dos momentos do programa, tendo reunido intervenientes políticos ou ligados a projectos e entidades relacionadas com a juventude ou com o empreendedorismo que conversaram com os participantes, no Espaço Jovem, apontando possíveis caminhos ou oportunidades. Houve ainda um acampamento, música, magia, stand up comedy, jogos tradicionais e outros, um passeio de Vespa e de outras Motos Clássicas e actividades desportivas variadas, que passaram pelo downhill urbano, por sessões de Pilates ou de Step, de entre outras, e por danças brasileiras ou kaiaks, por exemplo, para apontar, de uma forma geral, as propostas da edição de 2011 da Semana da Juventude.

 

Jovens que participaram no Acampamento revelaram a sua satisfação. O Luís, o Paulo, o Ivo e o Jorge foram dos primeiros a chegar e a montar a tenda. “Soube disto, porque vinha com os meus amigos para o Espaço Jovem. O Carlos emprestou-nos uma tenda e viemos. Os nossos pais também acharam boa ideia. A minha mãe diz que estou sempre no computador e então aproveitei”, referiu o Luís, concordando ser aquela uma forma de fazerem actividades ao ar livre. “No ano passado, viemos aqui ver como é que era isto, mas não acampámos. Este ano decidimos vir. E agradecemos ao Carlos, porque nos emprestou a tenda”, salientou. O Paulo, por sua vez, acreditava que era necessário saírem da rotina. “Estamos sempre em casa e isto é uma boa forma de nos divertirmos”. Já o Ivo apontou que contavam passar momentos de descontracção. “Estamos com grandes expectativas que nos vamos divertir”, referiu, tendo acrescentado, o Jorge: “Daqui a pouco já vamos comer alguma coisa e já vamos jogar à bola, como combinado entre todos. No fim, tomamos um banho e jantamos”. Utentes assíduos do Espaço Jovem, os quatro amigos também participaram, por exemplo, no Game Day.

 

Semana da Juventude com programa diversificado

A Semana da Juventude realizou-se, este ano, sob a égide do Ano Internacional da Juventude e consolida a estratégia do Município para a Juventude, consagrando a adopção de políticas de juventude que promovam as capacidades dos jovens e a sua formação e participação activa enquanto cidadãos responsáveis e interventivos.

 

O programa decorreu de 7 a 14 de Agosto, tendo englobado um Passeio de Vespa e outras Motos Clássicas (o Trans-Lanhoso), um Torneio de Matraquilhos, NO Espaço Jovem, em que a equipa de Bruno Almeida e Flávio Oliveira foi a vencedora; sessões de Pilates, Step/Localizada e da Maratona Indoor Cycling com o DJ Luís Martinho, numa coordenação do ginásio Killer Kilo, Danças Brasileiras, numa coordenação do Ginásio Saúde e Lazer Fitness (de Taíde), no Pontido; e música com bandas de garagem: “Os Lúciferes” da Póvoa de Lanhoso e os “Os Indignu” de Barcelos, na Praça Eng. Armando Rodrigues.

 

Referência novamente para a Mesa Redonda, no Espaço Jovem, em que participaram a Vereadora da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, do Director da Agência Nacional do Programa
Juventude em Acção, do Director Geral da Oficina da Inovação Bic/Minho, Nuno Gomes, e, da Comissão Municipal da Juventude, Gilberto Anjos, conversando com os jovens, numa interessante troca de ideias.

 

Na Praça Eng.º Armando Rodrigues, ainda se realizaram o Game Day, com inúmeras participações, tendo sido disponibilizadas diferentes consolas (Nintendo Wii; XBOX 360; Play Station 3, Simuladores) com cerca de 15 jogos diferentes; e uma Noite de Magia. Para além disto, no Parque de Lazer do Pontão, em Sobradelo da Goma, houve Kaiaks para os interessados.

 

O programa ficou completo com o segundo Acampamento Jovem, no Pontido; o Stand Up Commedy com António Raminhos, na Praça Eng. Armando Rodrigues; e a 1º Prova de Downhill Urbano “Pelos trilhos do Pilar”, no Pilar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *