Economia, Odivelas

BIZ CAMP em Odivelas

Entre 22 e 26 de Agosto, decorre o Campo de Férias de Empreendedorismo para Jovens – Biz Camp, na Quinta das Águas Férreas, Freguesia de Caneças.

 

Esta iniciativa integra-se no âmbito do Programa de Acção “Parcerias para a Regeneração Urbana da Vertente Sul – POR Lisboa” e tem como objectivo a sensibilização dos jovens para o Empreendedorismo.

 

Este programa de imersão no empreendedorismo, contem actividades que de uma forma inovadora e divertida apresentam aos jovens a oportunidade para a descoberta e concretização do seu potencial empreendedor, baseado-se na metodologia de aprendizagem Learning by doing, testada com sucesso em vários países e que se centra na construção de atitudes, conhecimento e competências do participante, em simultâneo, com uma forte interactividade. O Biz Camp aborda variadas temáticas, como: a importância do empreendedorismo; o mundo em mudança; novos desafios mundiais e locais; tipos de empreendedorismo; associativismo; responsabilidade social; criatividade e inovação; criação e gestão de projectos; gestão; comunicação; plano de negócios.

 

A formação visa dotar os jovens, de competências sociais e pessoais como a comunicação, a liderança, o trabalho em equipa, o dinamismo e a pró-actividade, estando prevista a participação de um grupo constituído por 23 jovens, com idades compreendidas entre os 13 aos 17 anos, residentes nos Bairros integrados na Vertente Sul.

 

O formato do projecto assenta na tipologia de um campo de férias, com a duração de 5 dias. O projecto BIZ CAMP, em regime de internato, terá a supervisão integral de formadores da Associação RUTE – Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS fixada no Bairro Serra da Luz e integrada no Conselho Local de Acção Social de Odivelas. A estrutura de acção integra um programa intensivo de 30 horas de actividades no âmbito do incentivo ao Empreendedorismo, no qual estão subjacentes temáticas como: mecanismos facilitadores do Empreendedorismo, características dos empreendedores, criatividade, concepção de micro-negócios e concepção de uma Associação Juvenil. Em complemento, está ainda associado um conjunto de actividades em formato “outdoor” cujo objectivo é o de apoiar a descoberta de interesses e competências individuais. Pretende-se que no final os jovens participantes possam constituir uma associação juvenil agregadora de várias sensibilidades do território.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *