Educação, Trofa

Trofa volta a oferecer manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo do Concelho

A Câmara Municipal da Trofa e a FAP – Federação das Associações de Pais da Trofa vão oferecer, neste ano letivo 2011-2012, os manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo das escolas do ensino básico público do Concelho.

 

Esta é uma medida implementada pelo segundo ano consecutivo, e abrange todas as crianças a estudar no primeiro ciclo no concelho da Trofa, cerca de 1600 alunos, numa clara aposta do Município na melhoria das condições das famílias no acesso à educação académica e cívica dos mais novos.

 

Desta forma, todas as famílias do concelho de Trofa – com filhos a estudarem no primeiro ciclo – terão acesso a este benefício, porque para o Executivo da Câmara Municipal da Trofa “a educação é uma aposta prioritária”.

 

Paralelamente, a Câmara Municipal da Trofa está a divulgar o Projeto Muito +, que propõe que, de forma inovadora, no final de cada ano letivo, todos os alunos e respetivos encarregados de educação sejam convidados a entregar os manuais entretanto utilizados, para que, no ano letivo seguinte, os mesmos sejam reutilizados.

 

Trata-se de uma ideia amplamente difundida e utilizada noutros países, como por exemplo nos Estados Unidos da América, Austrália ou Alemanha, mas que fará do Município da Trofa um pioneiro em toda a região Norte do país.

 

Com este projeto facultativo, a Edilidade quer despertar consciências e incutir valores ambientalistas e de solidariedade nos alunos, promovendo a racionalização de recursos e uma nova forma de cidadania.

 

Este projeto já está a ser difundido nas escolas e tem como parceiros os Agrupamentos de Escolas do Concelho, a Federação de Associação de Pais da Trofa e respetivas Associações de Pais e a Escola Secundária da Trofa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *