Mangualde, Sociedade

Exposição temática «A Campanha da Resina» em Mangualde

De 2 a 30 de Setembro, vai estar patente na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, a exposição temática «A Campanha da Resina», da autoria de Paulo Santiago. A iniciativa é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Mangualde, através do Gabinete Técnico Florestal, e do Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova – CCVF.

 

A exposição encontra-se dividida em dez painéis que pretendem retratar o ciclo de produção da resina, bem como os diferentes métodos utilizados neste processo. Assim, é possível ver as diversas fases da resinagem, que constitui o processo de extracção da gema dos pinheiros bravos, e que representou uma das principais actividades económicas do mundo rural ao longo do século XX.

 

A iniciativa conta, ainda, com diversos apoios institucionais, tais como: União Europeia, Ciência Inovação 2010, Ciência Viva – Agencia Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Município de Proença-a-Nova, Vieirafabril – Indústria e Comércio de Resinas, lda, PinhalInova – Madeiras Tratadas, lda e Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Corgas.

 

 

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada no seguinte horário:

Segunda-feira – 14h00 às 19h00

Terça a sexta-feira – 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 19h00

Sábados – 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *