Arouca, Desporto

Encontro de Canyoning em Arouca

Nos próximos dias 16 a 18 de Setembro, irá realizar-se a II Concentração de Canyonistas, na Serra da Freita, organizado pelo EC/DC Portugal.

O EC/DC Portugal é um grupo de amigos praticantes de Canyoning e Espeleologia. Está filiado no EC/DC (Espeleo Club de Descenso de Cañones) e federado na FGE (Federacion Gallega de Espeleoloxia).

Neste momento o EC/DC encontra-se espalhado pela Península Ibérica com a constituição de 4 grupos; EC/DC Galiza; EC/DC Andaluzia; EC/DC Astúrias e EC/DC Portugal.

A “II Concentração de Canyonistas na Serra da Freita”, constitui um projecto dedicado ao Canyoning, uma actividade de ar livre, que visa proporcionar um momento descontraído, divertido, onde se pode aliar a actividade física ao prazer.

O sonho nasce a partir da “I Concentração de Canyonistas na Serra da Freita”, realizado no ano de 2010, com uma forte adesão por parte dos amantes e praticantes da modalidade, tendo tido repercussões a nível internacional.

Este projecto tem como objectivo oferecer uma actividade num contexto natural, de cariz desportivo e lúdico, a toda a comunidade praticante de canyoning, mas também à comunidade em geral.

Caracteriza-se por ser um “desporto onde se pode encontrar uma simbiose entre a natureza, a aventura e o prazer de águas cristalinas”. Isto porque, caminhámos ao longo de um troço calmo na floresta, nadámos através de piscinas naturais límpidas rodeadas de penhascos gigantes, realizámos saltos que colocam à prova os nossos medos e servimo-nos de cordas e outros meios auxiliares de segurança para realizar manobras, nomeadamente o rappel.

Este desporto teve o seu nascimento no final da década de 70 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha.

Em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que o nosso país tem diversos rios e ribeiros, que proporcionam esta prática desportiva, sendo Arouca uma das regiões do Continente mais rica para a prática desta modalidade, principalmente pelos vastos itinerários, bem equipados, com bastantes informações, sem restrições e de fácil acesso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *