Celorico de Basto, Sociedade

A corporação dos Bombeiros Voluntários Celoricenses festejou mais um aniversário – Celorico de Basto

Como é hábito, em dia de aniversário a corporação do Bombeiros Voluntários Celoricenses desenvolve uma série de actividades protocolares que marcam mais um ano de vida de uma corporação que já existe desde o 15 de Agosto de 1926 e que tem procurado servir a comunidade de forma exemplar.

O dia começou com a formatura e o hastear das bandeiras, um momento marcante para todos os presentes inclusive para os estagiários que participaram pela primeira vez nas festividades de aniversário da corporação.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, o presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, António Magalhães Costa, o presidente da Direcção, Fernando Freitas e o presidente do Conselho Fiscal, António Bastos.

O quadro de comando fez-se representar por todos os elementos, a referir o Comandante, António Marinho Gomes, o Segundo-Comandante, Fernando Marinho Gomes e o Adjunto de Comando, Augusto Carvalho.

Durante a missa, e antes da cerimónia protocolar da entrega dos galões aos agora oficiais de bombeiro de 2ª, o presidente da Direcção usou da palavra para recordar os elementos da corporação já falecidos.

Fez ainda referência à remodelação do quartel, que a curto prazo será alvo de uma ampliação que rondará o valor de 500.000,00€, e mencionou a candidatura para aquisição de um Veículo Urbano de Combate a Incêndios no valor de 240.000,00€. Para terminar a sua intervenção, o presidente da direcção felicitou os elementos a quem foram impostos os galões de oficiais de Bombeiro de 2ª.

Aquando da cerimónia de imposição dos galões, o Comandante dos Bombeiros fez alusão às novas funções que estes elementos agora se prestam atribuindo-lhes responsabilidades acrescidas dentro da Associação Humanitária que representam. A referir Carlos Magalhães, Joaquim Magalhães, Nuno Machado e Tiago Carvalho. Uma cerimónia repleta de simbolismo para todos os presentes.

Actualmente, com um corpo de bombeiros a rondar os 150 elementos, o Quadro Activo dos Bombeiros Voluntários Celoricenses organiza-se em 2 companhias, 5 secções, 10 brigadas e 20 equipas.

Conta ainda, com uma escola de estagiários com cerca de 30 elementos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *