Cultura, Santa Comba Dão

“Primórdios da Fotografia” Patente na Biblioteca Municipal Alves Mateus em Santa Comba Dão

     Encontra-se patente, no átrio da Biblioteca Municipal Alves Mateus a exposição temática: “Primórdios da Fotografia”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santa Comba Dão que visa assinalar o Dia Mundial da Fotografia que se comemora a 19 de Agosto.

     Foi nessa data, em 1839, que a fotografia se tornou de domínio público consagrando o processo desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, no seguimento das experiências de Joseph Niépce.

     “Primórdios da Fotografia” é composta por ilustrações e imagens dos pioneiros da fotografia como Aristóteles, Leonardo Da Vinci ou George Eastman e dos seus inventos que contribuíram para a evolução desta forma de arte que veio alterar, em finais do século XIX, a percepção do homem em relação ao mundo que o rodeava.

     Nesta exposição ficará a conhecer a história e os processos fotográficos que levaram à criação da primeira máquina fotográfica, inventada por George Eastman para a Kodak, e disponível para venda ao público nos inícios do século XX.

     Em exposição encontrará, ainda, a reprodução da primeira ilustração publicada da Câmara Escura em 1545, da primeira fotografia conhecida datada de 1826 e da primeira fotografia colorida da história de 1861.

     “Primórdios da Fotografia” pode ser visitada, até ao final do mês de Novembro,  de segunda a sexta-feira entre as 09 e as 18 horas.


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *