Desporto

Mestre do Algarve conquista Portugal

Lisboa vestiu-se de cor e de alegria para aplaudir o algarvio Ricardo Mestre, o novo herói da Volta. Nas derradeiras pedaladas da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa discutidas entre Sintra e a capital portuguesa venceu Francesco Gavazzi, numa chegada ao sprint a fechar a décima etapa após 152,6 quilómetros. Foi a segunda vitória do italiano da equipa Lampre que bateu em cima do risco de meta, junto ao Marquês de Pombal, Sérgio Ribeiro (Barbot/Efapel).

O resultado do derradeiro dia de competição realizado em dia de feriado nacional não trouxe qualquer alteração relativamente aos melhores classificados e com excepção do sprint acabou por ser de consagração do algarvio vencedor. “É um sonho tornado realidade. Ao contrário do que se possa dizer e pensar os adversários estavam fortes”, declarou Ricardo Mestre após a coroação como “Rei da Volta” aos 27 anos. “Orgulha-me muito representar a escola de ciclismo de Tavira e espero que o clube continue a apostar na formação para futuramente haver outros sucessores e novos campeões.” A juntar ao triunfo de Ricardo Mestre, a equipa Tavira / Prio, a mais antiga equipa de ciclismo profissional do mundo, terminou a Volta com a vitória colectiva vendo André Cardoso no segundo lugar e o veterano Nélson Vitorino na quarta posição.

Foi um mar de gente diluído pelo coração da cidade de Lisboa que assistiu ao final da Volta Jogos Santa Casa. Depois de sair de Sintra e passar pela região saloia, o pelotão seguiu para o centro da capital com o objectivo de alcançar um grupo de fugitivos. A fuga terminaria nos quilómetros finais do circuito delineado entre o Rossio e a Avenida da República com meta instalada na Avenida da Liberdade. Mesmo no fim, uma queda na cabeça do pelotão reduziu a seis o lote de homens que discutiram a etapa que sorriu a Francesco Gavazzi. Na luta directa com o italiano e concluídas as contas da Camisola Branca BES relativa aos Pontos, Sérgio Ribeiro acabou por vencer. A Camisola Azul Liberty Seguros para o melhor trepador estava já entregue ao uruguaio Fabrício Ferrari (Caja Rural) enquanto o prémio da Juventude, Camisola Laranja RTP pertenceu a Bravo Garikoitz (Caja Rural).

Quem é Ricardo Mestre?

O nome completo do vencedor da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa é Ricardo Jorge Correia Mestre. Nasceu em Castro Marim a 11 de Setembro de 1983. É um corredor com características de trepador formado nas escolas do clube de ciclismo de Tavira. Estreou-se como profissional em 2005. Este ano além do brilharete na Volta já venceu o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho e o prémio da Montanha na Volta ao Algarve. O ano passado foi 8º classificado da Volta a Portugal e em 2006 além de ter ganho uma etapa acumulou a vitória no Prémio da Montanha e o prémio da Juventude.

A 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa teve o apoio das autarquias de Fafe, Trofa, Oliveira do Bairro, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Lamego, Gouveia, Oliveira do Hospital, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Sabugal, Guarda, Seia, Covilhã, Sertã, Sintra e Lisboa. Foram parceiros oficiais os Jogos Santa Casa, Liberty Seguros, RTP, EDP, KIA, Raposeira, Sical, Prosegur, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Xerox, Shimano, Copigés, Sportzone, Mc Vities, Mobilift, Nexx Helmets, Draft FCB, DietSport, Powerbar, Instituto Geográfi co do Exercíto, Peres Soctip, Fullwear, Cision, Aluvia e Ferbar.

      …e agora a Volta dos mais novos

Depois do êxito retumbante da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa, a Lagos Sports prepara já a Volta a Portugal do Futuro. Com partida de Aveiro a 7 de Setembro, a prova dos Sub 23 vai realizar-se durante cinco dias terminando em Alenquer a 11 de Setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *