Desporto

Algarvios tomaram de assalto a Torre

André  Cardoso venceu uma das etapas mais difíceis dos 84 anos de historial da Volta a Portugal em Bicicleta. Após 182,8 quilómetros e percorridos os locais mais emblemáticos, e de difícil escalada, na Serra da Estrela, a armada algarvia do Tavira / Prio além de vencer a etapa ainda reforçou a Camisola Amarela Jogos Santa Casa de Ricardo Mestre, terceiro classificado na Torre a apenas 3 segundos do companheiro de equipa. Com os resultados deste sábado, a formação comandada por Vidal Fitas passou a ter dois homens na frente da corrida porque André Cardoso chegou à vice liderança e o mais difícil agora é…perder a 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa. Cardoso está a 1 minuto e 31 enquanto o terceiro classificado passou a ser Rui Sousa (Barbot /Efapel) a 2 dois minutos e 24.

A passagem pelo centro da Covilhã e a escalada às Penhas da Saúde e Penhas Douradas proporcionaram momentos de ciclismo ao mais alto nível em que a subida final ao ponto mais alto de Portugal Continental feita a partir de Seia foi o epilogo de uma etapa emocionante. Nos quilómetros finais, os algarvios, sempre em maior número, resguardaram ao máximo o líder Ricardo Mestre, tratando Nélson Vitorino de fazer o trabalho mais esforçado que permitiu anular fugas e deixar pelo caminho todos os homens que aspiravam ao triunfo, nomeadamente Hernâni Broco (LA / Antarte) e João Cabreira (Onda/ Boavista). Rui Sousa foi o único adversário que resistiu até ao fim e terminou com o tempo do vencedor mas ganhando apenas três segundos a Ricardo Mestre que ficou ainda mais primeiro após esta tirada que em nada ficou a dever a outras provas internacionais em dificuldade. Agora faltam apenas dois dias de prova e outras tantas etapas para chegar à consagração em Lisboa.

Regresso à Sertã 35 anos depois

A Covilhã, regressou este ano ao mapa da Volta a Portugal Jogos Santa Casa. Depois da passagem do pelotão em direcção à Torre, este domingo a “cidade neve” assiste à partida da nona e penúltima etapa. Da encosta da Serra da Estrela, a caravana segue para o centro de Portugal e após 182,3 Km a meta estará instalada na vila da Sertã que há 35 anos não recebe uma chegada da grande competição. À semelhança do que já aconteceu este sábado, a etapa será antecipada 15 minutos, uma decisão tomada devido à média baixa que o pelotão tem feito nos últimos dias e que tem condicionado os horários da transmissão televisiva da RTP.

Após a etapa, o Município a Sertã irá prestar homenagem ao antigo ciclista Marco Chagas que alcançou naquela vila a primeira vitória numa etapa da Volta. Nesta homenagem será descerrada uma placa evocativa da efeméride junto ao local onde venceu Marco Chagas.

9ª Etapa – 14 Agosto – 182,3 Km

Partida: 12h35 – Covilhã

Chegada: 17h20 (horário previsto) – Sertã

A 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa tem o apoio das câmaras municipais de Fafe, Trofa, Oliveira do Bairro, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Lamego, Gouveia, Oliveira do Hospital, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Sabugal, Guarda, Seia, Covilhã, Sertã, Sintra e Lisboa. São parceiros oficiais os Jogos Santa Casa, Liberty Seguros, RTP, EDP, KIA, Raposeira, Sical, Prosegur, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Xerox, Shimano, Copigés, Sportzone, Mc Vities, Mobilift, Nexx Helmets, Draft FCB, DietSport, Powerbar, Instituto Geográfi co do Exercíto, Peres Soctip, Fullwear, Cision, Aluvia e Ferbar.

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *