Desporto, Torres Vedras

128 inscrições no Vert Pro-Am Santa Cruz powered by Custom X em Torres Vedras

Está quase a arrancar a prova de Bodyboard “Vert Pro-Am Santa Cruz powered by Custom X”, na Praia do Navio, em Torres Vedras, contando com um total de 128 inscrições. Esta é aliás uma prova que se estreia no Santa Cruz Ocean Spirit e começa já esta sexta-feira.

Os atletas dividem-se assim nas seguintes categorias: 72 estão inscritos na Pro/Am, 20 na categoria Dropknee, 8 na categoria Feminina e 28 na categoria Júnior. A prova conta com um Prize Money de 1.000 euros (categoria Pro/Am).

Um dos embaixadores desta prova é Rodrigo Bessone, cinco vezes campeão nacional (entre 1988 e 1992) e um dos atletas que mais abriu o caminho internacional aos bodyboarders europeus. O outro é Gonçalo Faria, campeão nacional e europeu em 1994, bem como campeão mundial em 1998, nos World Surfing Games desse ano, realizados em Portugal.

“Ratinho”, como era conhecido, chegou por duas vezes às meias-finais da prova mais prestigiada do Circuito Mundial, em Pipeline, no Hawaii, em 1994 e 1999, circuito onde competiu por vários anos e onde chegou a Top 16 mundial, sendo ainda hoje uma das maiores referências nacionais da modalidade a nível internacional. Apesar dos seus 37 anos, Gonçalo vai competir no Vert Pro/Am e é mesmo um dos principais candidatos à vitória, segundo a organização da prova.

Destaque ainda para a presença do campeão nacional em 1997, Nuno Leitão. O atleta conhecido como “Batata” é ainda hoje uma das grandes referências no free-surf. Entre as senhoras, de salientar a presença de Catarina Sousa (cinco vezes campeã nacional, duas europeia e Top 4 mundial em 2010) e também de Joana Schenker (Campeã Nacional de Esperanças em 2003, 2004 e 2005).

Esta prova, que vai encher o areal e o mar da Praia do Navio, conta ainda com a participação de Miguel Adão e Daniel Fonseca, actuais campeões nacionais em Sub-16 e Sub-18, respectivamente. De destacar ainda a presença de atletas de renome como Francisco Pinheiro, Jaime Jesus, Kiko Saraiva (campeão nacional em 2002), Bernardo Barroso e João Pinheiro.

O Santa Cruz Ocean Spirit 2011 é uma organização da Associação Santa Cruz Ocean Spirit, que tem como patrocinadores principais a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Turismo de Portugal e o Turismo do Oeste, os patrocínios do Novo Dia Cafés, Sagatiba e Superbock, o FUEL TV como canal oficial e a Antena 3 como rádio oficial, o apoio à divulgação da Men’s Health, Sport Life, Portal Aventuras, That’s It e Turismo de Lisboa, e o apoio da Redbull, Gráfica Torreana, Águas do Vimeiro, Geoeste, STA e Oeste Car.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *