Cultura, Évora

Jazz na Cidade de Évora reuniu centenas de pessoas

O Jazz na Cidade, que decorreu do final de tarde à meia-noite dos dias 28, 29 e 30 de Julho em Évora, reuniu muitas centenas de habitantes e visitantes da cidade à volta de 3 pequenos palcos, montados em 3 largos do centro histórico. O evento proporcionou ao público 24 concertos por 8 bandas de jazz nacionais e estrangeiras, reunindo um total de 42 músicos, na sua maioria jovens músicos, que despontam no panorama do jazz nacional.

O programa do Jazz na Cidade deste ano construiu-se à volta de três arquétipos temáticos do jazz: o Jazz dos Metais, que domina as sonoridades seminais das brass bands e das big bands; o Jazz no Feminino, onde sobressaíram jovens mulheres na trompete, na bateria e no piano; e o Jazz dos Instrumentos Marginais, que nos trouxeram a surpreendente musicalidade que o jazz sabe extrair até de instrumentos mais afastados do seu universo simbólico nuclear, como a harmónica, o violino e o vibrafone.

O Jazz na Cidade foi uma organização da Câmara Municipal de Évora, com produção da Associação Cultural Do Imaginário e o co-financiamento da ERT – Turismo do Alentejo.

A este respeito importa sublinhar que a público do Jazz na Cidade reflectiu a ampla participação dos eborenses, mas também a dos inúmeros turistas que nesta época do ano percorrem as nossas ruas e praças, deambulando nas esplanadas e que encontraram assim motivo acrescido para apreciar a vivência da cidade, no confronto da solidez da arquitectura com o som surpreendente e envolvente do Jazz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *