Desporto, Torres Vedras

Já começou o Campeonato do Mundo de Waveski em Torres Vedras

Começou ontem o Ocean Spirit Santa Cruz World Waveski Surfing Titles, um evento que reúne quase 80 atletas de 14 países, entre os quais vários campeões mundiais desta modalidade.

Durante o dia decorreram as provas de Masters e Open. Destaque para as participações do australiano Stephen Farthing (14,94 pontos em 20 possíveis) e do francês Thiery Mourad (14,50), na categoria Masters, que está tão ou mais competitiva do que a principal.

No Open, de salientar os franceses Maxime Gaborit, com uma pontuação de 13,83 e de Mathieu Jonneaux (13,67). Em português, de notar a eliminação de Miguel Carvalho e de Pedro Castro. Ainda assim, a prova continua amanhã para os portugueses Francisco Saraiva e Bruno Melo, que compete nas duas categorias e em quase todas as modalidades aqui representadas.

Na prova participou também o norte-americano Jeff Munson, que ficou paraplégico há 11 anos, enquanto surfava em Puerto Escondido, no México. Oriundo da Califórnia, está pela primeira vez em Portugal para participar no Mundial de Waveski. Depois de um heat inicial em que conseguiu alcançar um segundo lugar e passar à fase seguinte, o atleta acabou por ser eliminado ao final do dia, no segundo round.

Com uma história de vida incrível, viu-se obrigado a deixar o surf após o acidente, mas não cruzou os braços e lutou pela sua grande paixão – o mar. “Não podia ficar longe das ondas! Quem desiste está a escavar um buraco e a enfiar-se lá dentro. Eu não quero estar nesse buraco”, disse o atleta de 43 anos, um grande exemplo de resistência.

Jeff era um dos melhores surfistas de Puerto Escondido e, com dois metros de altura, só procurava ondas grandes. Mas uma onda mediana trocou-lhe as voltas e o também nadador-salvador partiu o pescoço quando bateu com a cabeça na areia. “Senti imediatamente que tinha ficado paraplégico”, conta. Agora, para não se afastar da sua paixão, continua a participar em campeonatos de waveski, em que rema e surfa as ondas sentado.

O terceiro round do Ocean Spirit Santa Cruz World Waveski Surfing Titles decorre amanhã, com check-in marcado para as 6h30. Também amanhã arranca a prova do World Cup Santa Cruz Ocean Spirit Paddle Board [wave & race].

Entretanto, hoje ao final da tarde, o Palco Sunset recebe os Corda Solta. A noite, mais uma vez gratuita, como todo o Santa Cruz Ocean Spirit 2011, fica por conta dos Funky Touch, no Palco Principal, a partir das 23h. De seguida, o Santa Cruz Ocean Spirit reserva aos muitos visitantes nocturnos uma Reggae Night com Tiago Bandeiras. Ontem estiveram no recinto cerca de 2000 pessoas. Hoje espera-se nova enchente!

O Santa Cruz Ocean Spirit 2011 é uma organização da Associação Santa Cruz Ocean Spirit, que tem como patrocinadores principais a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Turismo de Portugal e o Turismo do Oeste, os patrocínios do Novo Dia Cafés, Sagatiba e Superbock, o FUEL TV como canal oficial e a Antena 3 como rádio oficial, o apoio à divulgação da Men’s Health, Sport Life, Portal Aventuras, That’s It e Turismo de Lisboa, e o apoio da Redbull, Gráfica Torreana, Águas do Vimeiro, Geoeste, STA e Oeste Car.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *