Desporto

Caramulo animou Etapa da Volta RTP

Mais de novecentos cicloturistas participaram, esta quarta-feira, na “Etapa da Volta RTP” em Viseu. A iniciativa de quase 80 quilómetros, sem carácter competitivo, foi aberta a todos os amantes da bicicleta previamente inscritos e esteve integrada no dia de descanso da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa. É já uma tradição este passeio organizado pela Lagos Sports sempre que a competição tem a jornada de repouso.

Foi em ambiente de grande animação que a Etapa da Volta RTP partiu, pela manhã, da Avenida da Europa onde na véspera terminou a primeira fase da Volta. Depois de sair de Viseu, em ritmo de passeio, o pelotão dirigiu-se para a Serra do Caramulo, onde ainda antes de iniciar a subida foi realizada uma prova de superação pessoal com 10 quilómetros.

Victor Teixeira, de 38 anos, fez a melhor marca no troço cronometrado ao cumprir a distância em 23 minutos e nove segundos. “É importante ser vencedor, sabe sempre bem, mas o mais importante é participar neste convívio. Foi o quarto ano em que participei na Etapa da Volta”, afirmou satisfeito dedicando o triunfo ao corredor Sérgio Sousa (Barbot/Efapel) e a Luís Machado, massagista do Onda/Boavista com quem tem treinado.

Entre o numeroso lote de participantes na “Etapa da Volta RTP”, destacaram-se este ano quatro mulheres, também elas amantes da bicicleta. Liliana Jesus, de 28 anos, foi a mais rápida a cumprir a prova de superação pessoal com 40 minutos e 49 segundos. Já não é a primeira vez que Liliana participa nesta iniciativa. “O ano passado estive na Sr.ª da Graça, mas não correu tão bem. Estou muito orgulhosa, é uma vitória que faz muito bem ao ego”

Foram classificados 657 cicloturistas no alto do Caramulo e após o reagrupamento e abastecimento na vila, o pelotão regressou ao local de partida. Entre muitos comentários e algumas “bocas” ouvidos na numerosa coluna, Cândido Barbosa foi o mais visado devido a uma queda sofrida durante o passeio. O ex-ciclista, agora embaixador da Liberty Seguros, uma das marcas patrocinadoras da Volta foi um dos muitos participantes nesta iniciativa. Apesar do sorriso mostrado na meta, Cândido chegou com equipamento rasgado e com algumas escoriações numa mão e num joelho devido a uma queda na sequência do rebentamento do pneu da frente num momento em que fazia uma curva em gancho.

Volta Recomeça com a Etapa mais Longa

Após o dia de descanso, a 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa será retomada com a realização da sexta etapa. As grandes decisões estão ainda para acontecer e esta quinta-feira corre-se a tirada mais longa com 215,9 Km. Quem se assume favorito à vitória na Volta terá, desde logo, de provar que conseguiu aproveitar a jornada de repouso para recuperar forças. O pelotão sairá de Aveiro, às 12h00, em direcção a Castelo Branco onde vai chegar por volta das 17h20.

6ª  Etapa – 11 Agosto – 215,9Km

Partida: 12h00 – Aveiro

Chegada: 17h23 (horário previsto) – Castelo Branco

A 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa tem o apoio das câmaras municipais de Fafe, Trofa, Oliveira do Bairro, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Lamego, Gouveia, Oliveira do Hospital, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Sabugal, Guarda, Seia, Covilhã, Sertã, Sintra e Lisboa. São parceiros oficiais os Jogos Santa Casa, Liberty Seguros, RTP, EDP, KIA, Raposeira, Sical, Prosegur, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Xerox, Shimano, Copigés, Sportzone, Mc Vities, Mobilift, Nexx Helmets, Draft FCB, DietSport, Powerbar, Instituto Geográfico do Exército, Peres Soctip, Fullwear, Cision, Aluvia e Ferbar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *