Economia, Reguengos de Monsaraz

Promoção das empresas e incentivo à realização de negócios na Exporeg em Reguengos de Monsaraz

A Exporeg – 19ª Exposição de Actividades Económicas vai decorrer entre os dias 12 e 15 de Agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. Mais de uma centena de empresas e instituições vão promover os seus produtos e serviços neste certame organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz.

A Exporeg visa a promoção das empresas da região, incentivar o desenvolvimento de contactos e de negócios e divulgar Reguengos de Monsaraz como um destino de turismo de excelência. Nesta edição da Exporeg vão estar presentes instituições e empresas das áreas da hotelaria, gastronomia, vinhos, artesanato, mobiliário, calçado, electrodomésticos, imobiliário, seguros, consultadoria financeira, comércio automóvel, climatização, comunicação web e informática, óptica, concepção de piscinas, entre muitas outras.

No certame poderá  ainda ser apreciada uma exposição de maquinaria agrícola e a XVI Exposição de Pecuária, a qual contará com vários expositores que vão apresentar os melhores exemplares das raças de caprinos, ovinos e equinos.

O programa da Exporeg inicia-se na sexta-feira, dia 12 de Agosto, pelas 19h, com a cerimónia de inauguração do certame. A primeira noite será preenchida com o Festival Reguengos Jovem e a apresentação de vários projectos musicais do concelho.

A partir das 21h30 vão estar em palco as bandas J´AMP, Fallen Wings, Bartender`s e Mojo Rising. No festival haverá uma zona para acampamento e os participantes poderão ainda divertir-se no Parque Radical e assistir a workshops. A fechar a noite, à 1h da madrugada, realiza-se uma largada de toiros junto ao estacionamento superior do Parque de Feiras e Exposições.

No sábado, dia 13 de Agosto, pelas 21h, inicia-se o passeio “BTT ao Luar”, e meia hora mais tarde continua o Festival Reguengos Jovem, com as actuações de Hugo Soft, In Absinthia, Caixel e Dharma. A animação prolonga-se pela madrugada, a partir da 1h, com mais uma largada de toiros.

No dia 14 de Agosto, às 11h, decorrerá a apresentação de projectos da EDP no concelho de Reguengos de Monsaraz. No Auditório do Pavilhão Multiusos será prestada toda a informação aos agricultores sobre a obra de electrificação rural da zona poente sul do concelho, que vai beneficiar quase uma centena de proprietários agrícolas numa vasta extensão de propriedades com exploração agro-florestais e agro-industriais que podem agora desenvolver as suas actividades requerendo as respectivas baixadas da rede eléctrica. Nesta sessão será também apresentado o projecto InovCity, no âmbito das redes inteligentes, abordando-se a gestão integrada de novas realidades como a geração distribuída, a microgeração e os veículos eléctricos, a eficiência energética e os utilizadores de energia eléctrica.

No domingo chegará a Reguengos de Monsaraz a Volta a Portugal em Mota Eléctrica. Trata-se de um projecto de uma entusiasta das motas eléctricas, Mónica Salgado, que está a percorrer 3 mil quilómetros pelo país numa Predator 5000 watts 60 amp, com autonomia de cerca de 90 km a circular a cerca de 60 km/h.

À tarde, pelas 17h30, haverá o XII Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo, seguindo-se, às 22h, um concerto com a Orquestra Planície. A última largada de toiros da Exporeg acontece mais uma vez à 1h.

Na segunda-feira, dia 15 de Agosto, às 18h30, decorre a habitual Corrida de Toiros. Na Praça de Toiros José Mestre Baptista vão estar os cavaleiros João Salgueiro, Vitor Ribeiro e Telles Jr, acompanhados pelos forcados amadores de Montemor-o-Novo e do Aposento da Moita. Os toiros serão da Ganadaria José Luís Pereda.

A fechar a Exporeg, pelas 22h, decorrerá um espectáculo equestre musical no picadeiro do Parque de Feiras e Exposições.

A exposição de actividades económicas poderá ser visitada no Pavilhão Multiusos que vai estar aberto ao público no dia 12 de Agosto entre as 19h e as 00h30 e nos restantes dias das 10h às 00h30. O Pavilhão da Exposição de Pecuária abre as portas às 9h e fecha às 00h30, excepto no primeiro dia da Exporeg que estará aberto a partir das 19h. Durante o fim-de-semana decorrerá também a tradicional Feira de Santa Maria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *