Desporto

Hernâni Brôco conquista a “Graça” dos portugueses

No primeiro grande teste da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa, os portugueses voltaram a assumir o protagonismo. Hernâni Brôco foi o mais forte no alto da Sr.ª. da Graça e conquistou a camisola amarela. O corredor da LA/Antarte venceu este domingo os 151km da terceira etapa que terminou em Mondim de Basto. Depois de vestir a Camisola Amarela Jogos Santa Casa, Hernâni Brôco referiu ser uma sensação única. “Foi uma vitória de raiva. Esta manhã disse aos meus colegas queia tentar vencer para dedicar o triunfo a uma pessoa que me está a fazer muita falta nesta equipa, o Edgar Pinto que ontem foi operado. Falei com ele e disse-lhe que lhe ia dar uma alegria. Dedico-lhe esta vitória, a ele e aos meus familiares que me apoiam nos bons e maus momentos.”

Sobre os próximos dias e o facto de ir tentar manter a liderança, o corredor de 30 anos, natural de Torres Vedras, nada prometeu: “Agora quero apenas desfrutar esta camisola com os meus companheiros e depois logo se vê. Um passo de cada vez mas agora cabe aos outros atacar e a mim resistir aos ataques.”

E tudo se decidiu lá no alto…

Esta terceira etapa começou em Viana do Castelo junto ao mar e ainda o pelotão navegava na tranquilidade das primeiras pedaladas, já sete corredores conseguiam isolar-se na frente da corrida. Entre os fugitivos estavam dois portugueses da Selecção Nacional, os jovens Domingos Gonçalves e Joni Brandão. Os sete corredores da frente conseguiram uma vantagem acima dos seis minutos mas o pelotão apanhou os fugitivos em plena ascensão para a Sr.ª da Graça. O jovem Joni Brandão, foi o último resistente a ser alcançado já a menos de seis quilómetros da meta saltando depois para a frente dos acontecimentos um grupo restrito onde estavam os principais candidatos ao triunfo. O primeiro a tentar a sorte foi David Livramento (Tavira/Prio) mas sem êxito e no último quilómetro foram dois homens que se destacaram: Hernâni Broco e Ricardo Mestre. Os milhares de pessoas à beira da estrada assistiram então a um duelo à portuguesa onde o corredor da La/Antarte foi o mais forte. Mestre foi segundo classificado com o mesmo tempo do vencedor.

Serra da Estrela à espreita!

Após dois dias consecutivos de alta montanha, a caravana da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa, vai continuar a rodar em terrenos íngremes. Esta segunda-feira a quarta etapa corre-se entre Lamego e Gouveia com um grau de dificuldade mediana, onde os corredores vão ter a primeira abordagem à Serra da Estrela.

4ª  Etapa – 8 Agosto – 182,3Km

Partida: 12h50 – Lamego

Chegada: 17h20 (horário previsto) – Gouveia

A 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa tem o apoio das câmaras municipais de Fafe, Trofa, Oliveira do Bairro, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Lamego, Gouveia, Oliveira do Hospital, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Sabugal, Guarda, Seia, Covilhã, Sertã, Sintra e Lisboa. São parceiros oficiais os Jogos Santa Casa, Liberty Seguros, RTP, EDP, KIA, Raposeira, Sical, Prosegur, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Xerox, Shimano, Copigés, Sportzone, Mc Vities, Mobilift, Nexx Helmets, Draft FCB, DietSport, Powerbar, Instituto Geográfi co do Exercíto, Peres Soctip, Fullwear, Cision, Aluvia e Ferbar.

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *