Desporto, Torres Vedras

Eduardo Fernandes e Maria Abecasis vencem terceira etapa da Liga MEO Prosurf em Torres Vedras

Eduardo Fernandes e Maria Abecasis foram os vencedores da terceira etapa da Liga Meo Prosurf, que decorreu ontem e hoje no Santa Cruz Ocean Spirit, na Praia do Navio, em Santa Cruz, Torres Vedras. Depois de uma noite animada de tributo ao rock português e um recinto com cerca de 4.000 pessoas, o dia de hoje deu a conhecer os vencedores do Santa Cruz Ocean Spirit Pro presented by Onda Pura, na vertente masculina e feminina.

Com uma pontuação de 12,65 (em 20 pontos possíveis), Eduardo Fernandes conseguiu assim a sua segunda vitória de sempre na Liga, numa final muito renhida. Num heat que parecia controlado por Justin Mujica, o atleta luso-brasileiro conseguiu dar a volta ao resultado e venceu por uma décima de ponto sobre o luso-venezuelano, que teve de contentar-se com outro segundo lugar, à semelhança do que já se tinha passado na primeira etapa do ano.

“O mar estava bem difícil… eu tentava, mas só caía, não estava a encontrar a minha onda. Mas mesmo no fim, consegui”, contou. Eduardo Fernandes salientou ainda a importância da prova em Santa Cruz. “O Ocean Spirit é sempre um grande evento, e sempre com grandes ondas.” A final foi disputada ainda com o jovem Vasco Ribeiro, de 16 anos (3º Lugar) e a boa surpresa de Edgar Nozes (4º Lugar), que assim regressou aos bons resultados na Liga MEO Prosurf.

Vasco mantém a liderança do ranking nacional, cada vez mais destacado, Ruben Gonzalez é segundo, José Ferreira terceiro, Eduardo Fernandes agora quarto, Justin Mujica quinto e Edgar Nozes sexto.

Apesar do bom surf apresentado até ali, Ruben terminou a sua prova nas meias-finais, assim como os juniores Miguel Blanco e Francisco Alves, alem do campeão nacional de 2009, João Guedes, que assim também regressou aos bons resultados. José Ferreira, destaque do primeiro dia de prova, perdeu numa heat muito renhido, nos quartos-de-final.

De notar ainda nesta terceira etapa da Liga Meo Prosurf, as melhores ondas da prova para Vasco Ribeiro e Eduardo Fernandes, ambos com 9 pontos em 10 possíveis. Justin Mujica também se havia destacado, com uma pontuação de 16,50 no segundo round da prova, entretanto igualado por Vasco Ribeiro, nos quartos de final.

Na prova feminina a grande vencedora foi Maria Abecasis, com uma pontuação de 12,75 (em 20 possíveis). No final do heat, visivelmente feliz, a atleta confessou que apesar de a prova não lhe ter corrido bem de início, houve uma mudança.

“O primeiro heat foi mais fraquinho, mas com a evolução da prova tudo melhorou. E nesta final tive uma onda muito boa e uma segunda mediana, por isso estou muito contente”, disse. Maria Abecasis salientou ainda a importância da transmissão da prova no MEO e na internet. “É óptimo saber que temos o apoio destes patrocinadores, o que para nós é fantástico. Sabemos que o nosso trabalho está a ser transmitido em directo para todo o país”, afirmou. A final foi disputada ainda por Carina Duarte (2º lugar), Francisca Santos (3º lugar) e Filipa Prudêncio (4º lugar), que também voltou aos bons resultados aqui em Santa Cruz.

Com a sua segunda vitória consecutiva do ano (em 11 finais seguidas, na Liga MEO Prosurf), Maria destaca-se cada vez mais na liderança do ranking nacional, com Carina Duarte no segundo lugar, Francisca Pereira dos Santos no terceiro posto, Filipa Prudêncio agora no quarto e Constança Coutinho no quinto.

De referir ainda que nesta etapa realizou-se mais uma Red Bull Expression Session, com a vitória de João Kopke, num incrível aéreo reverse de backside. João, de 16 anos, não voltou a obter um bom resultado na prova principal, como tinha conseguido nas duas primeiras etapas, mas “vingou-se” neste evento especial.

Para Marcelo Martins, da Onda Pura, “organizar mais esta etapa em 2011 foi uma aposta que considero ganha. Só o facto de termos proporcionado aos atletas boas condições e ondas bastante aceitáveis para o Verão que temos tido, já é um prémio muito gratificante, recompensado pelas performances incríveis a que assistimos. Obrigado à Câmara Municipal de Torres Vedras, por nos ter proporcionado a existência desta etapa,” concluiu um dos responsáveis pelo Santa Cruz Ocean Spirit!

Para consultar os resultados do Santa Cruz Ocean Spirit Pro presented by Onda Pura visite http://surf.meo.pt/live.

O Santa Cruz Ocean Spirit Pro presented by Onda Pura é uma organização da Onda Pura Produção de Eventos, com os patrocínios da Câmara Municipal de Torres Vedras, o Turismo de Portugal e o Turismo do Oeste, os patrocínios do Novo Dia Cafés, Sagatiba e Superbock, o FUEL TV como canal oficial e a Antena 3 como rádio oficial, o apoio à divulgação da Men’s Health, Sport Life, Portal Aventuras, That’s It e Turismo de Lisboa, e o apoio da Redbull, Gráfica Torreana e das Águas do Vimeiro. A Liga MEO Prosurf tem como patrocinadores oficiais o MEO e a Red Bull e conta com o apoio do FUEL TV, Oceanlook, Sapo, SurfPortugal, O Jogo e Ya – Youth Culture Agency.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *