Ansião, Sociedade

Festas do Concelho de Ansião, de 12 a 14 de Agosto

A abertura das Festas do Concelho de Ansião, no próximo dia 12 de Agosto, encerra diversos momentos de especial relevância, deixando algumas ideias marcantes em termos de valorização da memória local, mas sobretudo de motivação para um futuro mais forte, partilhado e responsável. A sessão de solene de abertura, que acontece no salão nobre dos Paços do Concelho a partir das 18h00, será presidida pelo secretário de estado da administração local e reforma administrativa, Paulo Júlio, e integra a confirmação do protocolo de amizade e cooperação entre os municípios de Ansião e a Kaarina (Finlândia), representados pelos respectivos presidentes, Rui Rocha e Harri Virta.

Depois da sessão solene serão inauguradas, na zona do Ribeiro da Vide, uma nova rotunda e a segunda fase do espaço verde ali situado. A nova rotunda, que representa um investimento de 35.000 euros, localiza-se numa zona de muito movimento e surge com os objectivos de regular e organizar o trânsito automóvel, tornando também mais seguro o trânsito pedonal das muitas pessoas que ali circulam por dia. Uma intervenção complementada pela segunda fase do espaço verde do Ribeiro da Vide. Um espaço totalmente reabilitado, em que foi melhorada a iluminação pública, reabilitadas as zonas verdes e criadas zonas pedonais, mormente por via da execução de passeios, com total renovação do mobiliário urbano e um investimento total próximo dos 25.000 Euros.

Depois de inaugurados estes espaços, os participantes na abertura deslocar-se-ão para outra zona estratégica da vila, na rua de Erbach, onde serão inaugurados um novo parque de estacionamento e a total requalificação de uma zona desportiva, num investimento total a rondar os 110.000 euros. No mesmo local será apresentado o projecto de mobilidade e-ginga, de que enviamos informação mais detalhada. Depois será ainda inaugurada, na sala de exposições do centro cultural de Ansião, a exposição evocativa do centenário do nascimento do grande poeta Políbio Gomes dos Santos.

e-ginga – Uma nova forma de mobilidade

Na rua de Erbach será dado o primeiro passo no que se pretende venha a ser uma nova forma de mobilidade na vila de Ansião, com a apresentação do projecto e-ginga. Trata-se de um serviço de aluguer de bicicletas de uso partilhado, de carácter lúdico e ecológico e que pretende fomentar o uso deste veículo não poluente nas deslocações urbanas, dentro da vila de Ansião. O serviço estará disponível durante todo o ano e o seu uso será permitido a pessoas com idades superiores a 12 anos. O horário de funcionamento da e-ginga será das 7h00 às 23h00 e a sua utilização implicará o registo inicial de adesão ao sistema nos Serviços Municipais, onde deverá ser apresentado o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade. Após o registo inicial, será disponibilizado, mediante o pagamento de uma caução, o cartão de utilizador e-ginga, que inclui seguro. O período máximo por utilização será de 6 horas e não será permitido sair do perímetro urbano da Vila de Ansião. Como estruturas de apoio, os utilizadores encontrarão em diferentes pontos da vila sistemas automáticos de estacionamento (os chamados ginga park).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *