Desporto

Grande Partida em Fafe

A “Sala de Visitas do Minho” está engalanada para assistir esta quinta-feira, à tarde, ao início da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa! A competição vai começar com um Prólogo realizado em formato de Contra-Relógio Individual no centro da cidade de Fafe onde vão desfilar os 116 corredores inscritos na prova. Serão apenas 2,2 KM de percurso em que a primeira bicicleta a ver-se e a estrear o maior acontecimento desportivo do mês de Agosto será a do russo Dmitriy Kosyakov (Itera/Katusha) às 15h30. Na curta distância do crono, os corredores deverão gastar em média dois minutos. Segundo classificado na edição anterior da Volta a Portugal, David Barnabéu (Adalucia/Caja Granada) veste a camisola amarela Jogos Santa Casa e será o derradeiro a enfrentar o relógio iniciando o Prólogo às 17h25. Pouco tempo depois, após a cronometragem rigorosa dos milésimos de segundo, estará definida a primeira liderança que deverá ser aplaudida pelos inúmeros adeptos que já esta terça feira inundaram Fafe durante a apresentação das equipas.

Calor, muito público e uma grande animação marcaram o programa realizado em directo pela RTP em que desfilaram os heróis que durante duas semanas, até  15 de Agosto, vão fazer uma das Voltas mais longas dos últimos anos com 1627 Km mantendo o traçado desenhado para 10 etapas às quais se acrescenta o Prólogo.

“Há novidades que devem ser realçadas como a estreia absoluta das cidades da Trofa e Sabugal, o regresso da Covilhã, nomeadamente a escalada à Serra da Estrela pela vertente Covilhã – Penhas da Saúde e também o regresso da Sertã que, 35 anos depois, vai aplaudir novamente uma chegada da Volta”, sublinha Joaquim Gomes, director da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa.

“Este é um evento com mais de 80 anos de história que ano após ano se renova e tenta surgir sempre com novos predicados. Como organizadores assumimos a responsabilidade de continuar a manter intactos os níveis de popularidade da Volta e, por essa razão, desenhámos para esta edição um traçado que vai contribuir para um belo espectáculo desportivo”, declara Joaquim Gomes para quem a 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa vai apelar como sempre às características dos mais fortes. “Os trepadores terão uma palavra importante num contexto com muita montanha disputado sobretudo no Centro e no Norte do país, mas o vencedor terá de ser alguém muito completo. Em quase todas as etapas o grau de dureza é acentuado ainda que seja naturalmente a alta montanha a fazer a diferença”, conclui o director da prova.

A 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa tem o apoio das câmaras municipais de Fafe, Trofa, Oliveira do Bairro, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Lamego, Gouveia, Oliveira do Hospital, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Sabugal, Guarda, Seia, Covilhã, Sertã, Sintra e Lisboa. São parceiros oficiais os Jogos Santa Casa, Liberty Seguros, RTP, EDP, KIA, Raposeira, Sical, Prosegur, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Xerox, Shimano, Copigés, Sportzone, Mc Vities, Mobilift, Nexx Helmets, Draft FCB, DietSport, Powerbar, Instituto Geográfi co do Exercíto, Peres Soctip, Fullwear, Cision, Aluvia e Ferbar.

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *