Póvoa de Varzim, Sociedade

Laúndos em Movimento – um convite ao convívio, desporto e lazer – P. Varzim

A Fábrica da Igreja Paroquial de Laúndos organiza nos dias 12, 13 e 14 do próximo mês de Agosto o “Laúndos em Movimento 2011” onde se insere, no dia 14, a “3ª Grande Descida de Carros Artesanais de Laúndos”.

O “Laúndos em Movimento” é um conjunto de eventos que se destina a todas as idades e pretende fortalecer na comunidade os laços de amizade, promover a cultura, o desporto e enaltecer os valores humanos. Adicionalmente, as receitas geradas reverterão para obras de beneficiação, conservação e restauro do adro e fachadas exteriores da Igreja Matriz de Laúndos.

A “3ª Grande Descida de Carros Artesanais de Laúndos” é uma prova onde cada concorrente é desafiado a construir o seu carro artesanal. Podem participar todos os interessados com idade igual ou superior a 16 anos, podendo formar equipas até três elementos. A caracterização dos carros e dos pilotos deve ser relacionada com o tema da descida, contando, para além do tempo efectuado, para a classificação final.

Este ano, o tema da prova é o “Mar”. Após as vistorias técnicas e os treinos cronometrados, cada piloto terá direito a realizar duas descidas de prova. Haverá prémios até ao 3º melhor classificado, ao “Carro mais Ecológico” e será entregue um troféu ao “Piloto mais Rápido”. Haverá, ainda, lembranças para todos os participantes. O primeiro prémio tem o valor de 500€. A prova tem regulamento próprio e encontra‐se disponível em www.paroquiadelaundos.pt.

Esta é a 3ª edição do “Laúndos em Movimento”. Nas edições anteriores a receptividade da população local e de todos os que visitaram Laúndos foi notável. Foram duas edições com intenso movimento que deixaram boas recordações e que criam grandes expectativas para este ano.

Este ano, a “Laúndos em Movimento” volta a acontecer em Agosto numa tentativa de proporcionar aos emigrantes a oportunidade de participar nos eventos. Também se pretende cativar a presença dos milhares de turistas das praias da Póvoa de Varzim e concelhos vizinhos. Como destaque do cartaz, a organização aposta na divulgação da “3ª Grande Descida de Carros Artesanais de Laúndos”, um evento ímpar na região. À semelhança da anterior edição, são esperadas milhares de pessoas em Laúndos para assistirem aos três dias de actividades.

Programa Oficial

No primeiro dia, sexta‐feira, dia 12 de Agosto, às 21h30, haverá uma noite temática no Terreiro do Santuário de N.ª S.ra da Saúde, com o tema “Ar de Rock”, onde estarão expostos alguns belos exemplos de carros e motas clássicas.

No segundo dia, sábado, 13 de Agosto, durante a manhã haverá um encontro de carros clássicos no Terreiro do Santuário de N.ª S.ra da Saúde. Da parte da tarde e após a realização de uma caravana pela Freguesia, decorrerão jogos tradicionais.

Paralelamente, os aficionados pelo desporto automóvel poderão ver “as velhas máquinas” e deliciarem‐se com a bela vista do Monte de S. Félix.

À noite, irá realizar‐se um espectáculo de música, que contará com a actuação da banda “LEM” da Escola de Música da Associação de Pais e Amigos das Escolas e Jardins de Infância de Laúndos e com a actuação de Jorge Lomba.

No domingo, dia 14 de Agosto, terá lugar a “3ª Grande Descida de Carros Artesanais de Laúndos”. O programa do dia tem início com a apresentação dos carros artesanais, respectivas vistorias técnicas e treinos cronometrados. Haverá animação no terreiro com exposições temáticas e parque de diversões para crianças. Quem desejar poderá almoçar no terreiro.

À tarde terão lugar as descidas de prova pelo Monte de S. Félix. Antes da entrega de prémios, haverá um espectáculo de dança com actuação da Escola de Dança de Laúndos.

Os eventos do “Laúndos em Movimento” têm entrada livre. O programa oficial está disponível em www.paroquiadelaundos.pt.

Na organização do “Laúndos em Movimento 2011” estarão envolvidas várias dezenas de pessoas, tendo a Comissão Organizadora obtido o apoio da Junta de Freguesia de Laúndos, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da LIPOR, do Portal dos Clássicos, das Associações Locais da Freguesia de Laúndos e de empresas e empresários que também quiseram associar-se a este movimento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *