Ansião, Sociedade

Festas do concelho de Ansião

As festas do concelho de Ansião realizam-se no fim-de-semana de 12, 13 e 14 de Agosto, reunindo mais uma vez em torno da mata municipal de Ansião o que de melhor o concelho e as suas entidades, empresas e instituições têm para oferecer. Como é tradicional, as festas arrancam com a visita à mostra de actividades, logo após a sessão de abertura. Assinalando-se em 2011 o centenário do grande poeta ansianense Políbio Gomes dos Santos, é nesse primeiro dia inaugurada uma exposição evocativa da sua vida e obra. Entretanto, em termos de dinamização desportiva, decorre um festival de natação na piscina municipal e, à noite, realiza-se a sétima edição do passeio de Btt nocturno Luz ke Fusko. Às 21h30 o centro cultural de Ansião acolhe uma apresentação do teatro Olimpo e depois, no campo da mata, actua a orquestra ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília. Mais tarde, Ansião recebe um dos nomes emergentes da música Portuguesa: os conimbricenses Anaquim. Os Okband.net asseguram de seguida um grande baile pela noite fora.

No Sábado 13 de Agosto é apresentado, ao final da manhã, o portal Descubra Ansião, que se pode resumir como um novo instrumento de promoção turística do concelho, facultando informações, indicações e sugestões sobre tudo o que o concelho tem para oferecer. O programa das Festas do Concelho prossegue depois com a taça de futsal do concelho de Ansião, entre o Sporting e a Académica. No intervalo desse jogo será ainda assinado o protocolo de colaboração entre o município de Ansião e a Académica de Coimbra (AAC-OAF) disputam.

Já à noite, no campo da mata, acontece um concerto pela cantora Magda Mendes, com raízes em Ansião, que nos traz o seu projecto Casa da Bôxa. No mesmo local actuam depois os M=. Um baile com os M’Diba Banda anima depois a mata, antes de entrar em acção o Dj Alvim, a animar uma tenda instalada no campo da mata.

O programa para o Domingo dia 14 de Agosto arranca de forma tradicional, com a realização, no mercado municipal, da secular Feira dos Poceiros. Já à tarde é apresentado o livro “Romãs com Salpicos Coloridos de Ansião ”, de Filipe Antunes dos Santos. Depois será a vez do folclore, com o festival a acontecer na mata e a contar com o Rancho Folclórico Cantares de Primavera da Torre de Vale de Todos, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de S. Domingos da Lagarteira, o Rancho Campinos de Azinhaga, da Colega e, a nível internacional, com o Horan Groups for Culture and Art, um Grupo Folclórico de Hashemite, na Jordânia.

À noite, na mata, haverá demonstrações de várias modalidades físicas (step, combat, hip hop, karaté), a que se segue um concerto pela Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília na mata municipal, mais exactamente no palco exterior do centro cultural. Depois, no campo da mata, apresenta-se Miguel Gameiro, o líder dos Pólo Norte agora em aventura a solo. Um baile com os Alpha 4, coloca depois um ponto final nesta edição de 2011 das festas do concelho de Ansião.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *