Póvoa de Varzim, Sociedade

Descobrir a Brincar é a proposta do Município para os mais novos – P. Varzim

De 1 a 12 de Agosto, o Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim realiza a edição de Verão das Colónias de Férias. Na primeira semana, de 1 a 5, as actividades são destinadas a crianças entre os 6 e os 10 anos. De 8 a 12 de Agosto, crianças entre os 11 e os 14 podem participar neste projecto.

Após o acolhimento dos participantes, durante a manhã, a tarde de ontem foi passada na praia com uma gincana de actividades lúdicas. Hoje, depois de terem passado a manhã a aprenderem a fazer fantoches, a tarde será passada em Viana do Castelo, onde irão assistir a uma sessão de cinema. Amanhã, ser-lhes-á proposta uma manhã na piscina e, à tarde, irão participar em jogos ambientais, na Praia da Lagoa. Na quinta-feira, Os Delfins farão uma acção sobre segurança na praia, alertando os mais novos para os perigos possíveis. Depois desta lição, a tarde será de brincadeira com jogos tradicionais e populares. O último dia, sexta-feira, será passado no Parque de Diversões Bracalândia, em Penafiel.

Na próxima semana, será a vez de os adolescentes usufruírem das iniciativas organizadas pelo Município para ocuparem as suas férias de Verão. A tarde do dia 8 será passada no Parque da Cidade, com Canoagem e Team building, acções que contam com a colaboração do Nelo Kayaks, d’Os Delfins e do Pelouro do Desporto, respectivamente. Na terça-feira, dia 9, ser-lhes-á proposto um pedipaper pela cidade, durante a manhã, e a tarde de praia. No dia 10, irão passar a manhã na piscina e a tarde será recheada de actividades lúdico-pedagógicas com dança, música e teatro. Na quinta, 11, irão até Viana do Castelo, sendo que a manhã será preenchida com uma visita a uma fábrica e a tarde será de cinema. O último dia, 13 de Agosto, promete muita aventura e divertimento no Parque Aquático de Fafe.

No âmbito das Colónias de Férias – Descobrir a Brincar Verão 2011, irá realizar-se no dia 28 de Agosto, no Parque da Cidade, um piquenique, com todos os grupos participantes e para o qual também os pais estão convidados a participar.

Perto de 40 monitores colaboram com esta iniciativa que preenche de forma saudável uma semana na vida de mais de 100 crianças, trabalhando as competências pessoais de cada participante, privilegiando o trabalho de grupo; desenvolvendo actividades que trabalhem as expressões: dramática, corporal, manual, expressiva e musical; dinamizando a visita a locais e monumentos de interesse público, a outras cidades e regiões do país, permitindo a descoberta de novas culturas, valores e tradições; valorizando a descoberta e valorização do Concelho da Póvoa de Varzim: realidade social, cultural e local. Os monitores são provenientes da Bolsa de Voluntários e da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim. A Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim (BCVPV) começou a funcionar informalmente em Junho de 2004, tendo sido institucionalizada a sua existência, de acordo com o definido na Lei do Voluntariado, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim através da Deliberação 12 da Reunião de Câmara de 4 de Junho de 2007.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *