Marinha Grande, Sociedade

Missa na capela da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira na Marinha Grande

A capela da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão, em São Pedro de Moel, recebe a realização de uma eucaristia, no dia 13 de Agosto (sábado), pelas 16h00. A entrada é livre, limita ao número de lugares existentes.

 

No âmbito do 82º aniversário da inauguração da capela, a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Paróquia da Marinha Grande organizam uma missa em honra de Nossa Senhora de Fátima, de devoção do poeta Afonso Lopes vieira e sua senhora Helena Aboim Lopes Vieira.

 

A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, possui uma capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima, mandada construir pelo poeta para a sua mulher, inaugurada em 12 de Agosto de 1929.

 

Para essa ocasião festiva, Afonso Lopes Vieira escreveu o “Avé” de Fátima, assinando apenas como um servitas. A estátua de N. Sr.ª de Fátima, que ainda hoje adorna a rosácea da capela da casa de S. Pedro de Moel – com o altar virado a poente, foi esculpida por um canteiro da região de Porto de Mós.

 

A capela está  ainda decorada com elementos decorativos alusivos ao mar, principalmente com azulejos e através da utilização de conchas da praia para a criação de motivos decorativos, no interior e o exterior. Alguns destes azulejos foram decorados com transcrições de partes de texto dos Lusíadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *