Portimão, Sociedade

Libertação de duas cegonhas-brancas na Ria de Alvor – Portimão

Nesta quinta-feira, 4 de Agosto, o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa vai libertar duas cegonhas-brancas na Ria de Alvor, numa acção para a qual estão convidados todos os interessados.

A bomba de gasolina da Penina será o ponto de encontro, às 10h30, para quem deseje assistir à libertação das cegonhas-brancas (Ciconia ciconia), deslocando-se posteriormente todas as pessoas para a Ria de Alvor, onde a devolução será precedida de uma breve palestra de campo sobre o trabalho do RIAS e acerca da biologia e ecologia desta espécie.

Ambas as cegonhas foram recolhidas em Portimão e entregues no RIAS pelos particulares que as recuperaram, encontrando-se uma delas bastante conspurcada, o que implicou a lavagem das penas, após o que seu processo de recuperação consistiu em hidratação, alimentação própria e treinos de voo juntamente com outras cegonhas.

O outro exemplar foi recolhido depois de ter colidido com um edifício, encontrando-se bastante desidratado e com extensos hematomas nas asas. Neste caso, o processo de recuperação incluiu fluidoterapia e tratamento dos hematomas.

Mais tarde, a cegonha foi transferida para uma câmara de recuperação exterior, onde exercitou o voo juntamente com outros indivíduos da mesma espécie.

Situado, na Quinta de Marim, o RIAS tem como principal função receber e proceder ao tratamento de animais selvagens autóctones feridos ou debilitados e, sempre que possível, devolvê-los ao seu habitat natural.

Estes momentos de libertação de animais recuperados são o culminar de um processo de recuperação muitas vezes moroso, sendo oportunidades privilegiadas para o contacto com as pessoas, de modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de recuperação de fauna selvagem e também as espécies que ocorrem no nosso país.

A Câmara Municipal de Portimão colabora com a iniciativa, tendo convidado – através do seu Departamento de Ambiente – 15 crianças do ATL Papos d´Aranha a assistirem à libertação das duas cegonhas-brancas.

A acção agendada para 4 de Agosto na Ria de Alvor será desenvolvida em colaboração com A Rocha – Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente, podendo a solicitação de mais informações ser feita através do e-mail rias.aldeia@gmail.com ou do telefone 927 659 313.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *