Cultura, Póvoa de Varzim

Festival do Emigrante com muito folclore na Póvoa de Varzim

No dia 6 de Agosto, sábado, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz (ACR Matriz), através do Rancho Tricanas do Cidral, organiza o Festival do Emigrante, um espectáculo de folclore que vai decorrer na Esplanada do Carvalhido, às 21h45.

Actuam o Rancho Tricanas do Cidral, da Póvoa de Varzim e anfitrião do espectáculo, o Rancho Folclórico “ Barqueiros do Douro”, de Mesão Frio, o Rancho Folclórico “O Plátano” de Alijó, o Rancho Folclórico “As Lavadeiras do Mondego”, de Santa Comba Dão e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arraiolos, de Arraiolos.

 

Sobre a Associação Cultural e Recreativa da Matriz:

“A Associação Cultural e Recreativa da Matriz, fundada em 1985, faz renascer o Rancho, de umas cinzas pequeninas, mas ainda com calor, para participar no espectáculo «Matriz Minha Saudade». Juntam-se recordações, fotos e antigos componentes e como a idade era já acima de jovens surge o Rancho Tricanas do Cidral – Veteranos. Surge a festa do Rancho, realizada anualmente pelo Stº António. Tem nova bandeira, em que já é visível a Lira.

O Cidral continuava vivo, apenas tinha parado para descansar. Mais tarde abandona-se o conceito de veteranos e hoje, após uma época em que assumiram como ensaiadores a prata da casa, Manuel Milhazes, depois Fernando Pereira e por último Zé Manel, que garantiram a harmonia e continuidade do Rancho, assumem agora como ensaiadores António Fangueiro e Mário Silva, que com o apoio da direcção da Associação Cultural e Recreativa da Matriz, conduzem um grupo em que existe uma mescla de gerações, que num convívio saudável, mostram à Póvoa de Varzim e a todo o Portugal, a alegria e vivacidade de um Rancho, que tão velhinho na idade, se renova dia a dia.”

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *