Sociedade, Tomar

Sinagoga de Tomar ganha Núcleo Interpretativo

É na próxima sexta-feira, dia 29 de Julho, que a Sinagoga de Tomar comemora 90 anos da sua consagração como monumento nacional. A Câmara Municipal está a investir naquele espaço um montante global que deverá atingir os 54 mil euros, dos quais a Entidade Regional de Turismo já atribuiu um subsídio de 25 mil, com vista à recuperação do espaço e à criação de um Núcleo Interpretativo.

Mais antiga sinagoga portuguesa que chegou intacta aos nossos dias, o monumento tem vindo a ser alvo de inusitada mas merecida atenção, de que é exemplo, igualmente, a constituição da Associação dos Amigos da Sinagoga de Tomar, cuja cerimónia teve lugar naquele espaço no dia 28 de Junho.

As comemorações começam já amanhã, quarta-feira, 27 de Julho, dia em que passam 72 anos sobre a criação, naquele espaço, do Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto. De amanhã até sexta-feira, a Galeria Templários, na Entidade Regional de Turismo, terá disponível uma “Livraria Judaica” com exposição e venda de livros sobre o tema, enquanto a Biblioteca Municipal apresenta uma exposição de livros de temática judaica do seu próprio acervo.

Na sexta-feira, a partir das 16.30 horas, terá lugar na Sinagoga a cerimónia comemorativa que conta a abertura do Núcleo Interpretativo da Sinagoga e uma conferência pela investigadora Esther Mucznik.

Haverá ainda apresentação de materiais alusivos à efeméride: cartaz, folhetos e marcadores de livros (em português, espanhol, inglês e hebraico), t shirt, lápis e cadernos; apresentação e carimbagem de postal máximo triplo e apontamentos musicais pelo Collegium Instrumentalis da Canto Firme.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *