Estarreja, Sociedade

Castro de Salreu em escavações arqueleógicas estre verão – Estarreja

Por iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja, o Castro de Salreu, um dos mais conhecidos sítios arqueológicos do concelho, vai ser objecto de pesquisas científicas a partir deste Verão. Para tal, a autarquia  desenvolveu um projecto de colaboração com o Centro de Arqueologia de Arouca, uma associação de investigação e defesa do património que desde há mais de 25 anos realiza trabalhos arqueológicos por todo o Entre Douro e Vouga.

 

As escavações vão iniciar-se na próxima 2ª feira, vão ter lugar entre 25 de Julho e 5 de Agosto e envolverão uma equipa de cerca de 15 pessoas, entre arqueólogos, estudantes e outros colaboradores. Pretende-se efectuar uma primeira avaliação do local no que respeita ao estado de conservação dos vestígios, estrutura do povoado e cronologia da sua ocupação.

 

O castro de Salreu é um povoado da Idade do Ferro, ocupado durante o 1º milénio a.C. e cujos vestígios se resumem por ora, para além dos elementos topográficos indiciadores de diferentes plataformas e de um fosso delimitador, a fragmentos de cerâmica superficiais. O seu estudo será feito no âmbito de um projecto de investigação dimensionado para a bacia do rio Antuã, envolvendo outros sítios arqueológicos.

 

Os trabalhos envolvem um investimento municipal de uma dezena de milhar de euros e contam com a colaboração da Junta de Freguesia de Salreu e Fundação Solheiro Madureira.

 

Os resultados serão apresentados nas II Jornadas do Património de Estarreja a realizar a 23 de Setembro.

Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.