Sociedade, Tomar

Obra de recuperação do Museu João de Castilho arranca no início de Agosto – Tomar

A obra de recuperação do Núcleo de Arte Antiga do Museu Municipal João de Castilho, situado no edifício do Posto de Turismo de Tomar, junto à Mata Nacional dos Sete Montes, vai avançar na primeira quinzena de Agosto.

Adjudicada à empresa H. Teixeira & C.ª, Lda. pelo valor de 165.791,32 euros, a intervenção, projectada pela empresa A. Justo Domingues – Projectos de Arquitectura e Engenharia, tem um prazo de execução de 180 dias e terá 80 % de comparticipação do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, no âmbito do PIVUT – Programa Integrado de Valorização Urbana de Tomar.

Esta obra implica a transferência temporária do Posto de Turismo que ali funciona para a Casa Vieira Guimarães, devendo regressar logo que a obra esteja concluída.

Recorde-se que a empreitada abrange a cave, rés-do-chão e primeiro andar. De acordo com o projecto “todas as paredes estruturantes vão ser mantidas como a obra original, para guardar a memória daqueles que terão sido espaços funcionais aí existentes. Ao nível da cobertura e fachada, tudo será recuperado com o intuito de preservar a linguagem existente em toda a envolvente. A cobertura será recuperada e preservada com materiais condignos que preservem a identidade do mesmo.”

O Museu Municipal João de Castilho nasceu pelas mãos da Câmara Municipal de Tomar em 15 de Janeiro de 1937 e foi homologado pelo Ministro da Educação Nacional em 29 de Janeiro de 1938.

Tendo como campo temático a Arte, o Museu organiza-se em dois pólos e três núcleos, caracterizados pelas respectivas colecções. O pólo da Av. Dr. Cândido Madureira, junto à Mata dos Sete Montes, alberga o Núcleo de Arte Antiga e o Núcleo de Arte Naturalista; o NAC – Núcleo de Arte Contemporânea está instalado em edifício próprio na Rua Gil de Avô, próximo do Parque do Mouchão. Completa-o a Galeria dos Paços do Concelho, extensão do NAC dedicada às exposições temporárias.

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Está com a gengiva inflamadas, pode marcar uma consulta na Medway para efectuar o tartamento

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *