Coimbra, Cultura, Sociedade

Oficinas a cargo do Teatrão e grande estreia da banda The Macaques em Coimbra em mais uma edição do Mercado Quebra Costas

O Mercado Quebra Costas está de volta à Alta já no próximo sábado, dia 9 de Julho. O evento, que regista habitualmente várias centenas de visitantes em cada edição, vai envolver a participação de criadores de vários pontos do país, a representação de lojas da Alta, animação de rua, actividades educativas e uma estreia musical em Coimbra.

A variedade da oferta em termos de espectáculos e animação é um dos factores decisivos para a enorme afluência de público que todos os meses acorre a este evento, um dos maiores ao ar livre em Coimbra. Para além da presença de nomes de referência do panorama musical contemporâneo, o programa inclui uma visita ao centro histórico da cidade e animação de rua a cargo das associações culturais da cidade, numa intervenção que acentua o carácter de grande acontecimento festivo e cultural do Mercado.

MERCADO QUEBRA COSTAS DE JULHO

PROGRAMA

Ao longo de todo o dia…

Como já é habitual, o Mercado Quebra Costas vai contar com a presença de dezenas de criadores de áreas distintas, designadamente de produtos de artesanato urbano, tais como roupa, bijutaria, acessórios, artigos em segunda mão, artigos de design, CDs e discos de vinil, entre outros, mas também alguns produtos alimentares, cabeleireiro e maquilhagem profissional.

A Sala Arte à Parte (situada na Rua Fernandes Tomás, ao Arco da Almedina) estará também aberta ao público durante todo o dia, disponibilizando aos visitantes serviço de cafetaria, acesso gratuito à internet e música ambiente.

Nesta edição do Mercado, a Sala Arte à Parte será novamente o quartel-general da MakeitUp que, para além de ser uma marca, é também um conceito de serviços de maquilhagem profissional. Sediada em Coimbra, a MakeitUp encontra-se em actividade no mercado da imagem e beleza desde 2007. É formada por uma equipa de profissionais qualificados, designadamente maquilhadores, cabeleireiros, massagista e criadores de imagem e beleza. Ao longo de todo o sábado, uma representante da marca colocará ao dispor dos visitantes serviços de maquilhagem e de consultoria de imagem.

O Mercado Quebra Costas conta também com a colaboração das lojas que têm actividade na zona. Nesse sentido, a Quebra Orelha – loja de música, livros, banda desenhada e merchandising – situada na Rua do Quebra Costas, fará a animação musical do espaço do Mercado ao longo de todo o dia.

Visita Guiada ao Centro Histórico

Para as 15.00 horas, está também agendada a realização de uma visita-guiada à zona da Alta de Coimbra, numa parceria com a Câmara Municipal, através do seu Gabinete para o Centro Histórico. O principal objectivo desta iniciativa é dar a conhecer a história desta zona nobre e o património existente, bem como apresentar o trabalho feito ao nível da reabilitação urbana e o impacto que esta tem vindo a ter na vida social da cidade.

A visita-guiada de Julho, que terá início na Rua do Quebra-Costas, percorrerá as ruas da Alta, passando pelas casas onde residiram personalidades que marcaram as paisagens da cidade como é o caso de Zeca Afonso, Carlos Paredes ou Eça de Queirós.

Animação de rua e actividade educativa

Com início às 11.00 horas, na Rua do Quebra Costas, elementos d’ O Teatrão vão realizar “Oficinas da Cidade” com os visitantes do Mercado, tendo como mote o espectáculo de rua Coimbra 1111 que este grupo de teatro tem levado a efeito a propósito dos 900 anos do foral da cidade. Nestas oficinas, os participantes (crianças e adultos) criarão personagens e ficções a partir dos espaços do percurso do espectáculo, trabalhando aquela que pode ser hoje sua relação com a sua cidade. A entrada é livre, mas sujeita a uma inscrição que poderá ser formalizada no local.

Concertos

A Associação Cultural Sítio de Sons continua a dar a conhecer os projectos da sua Escola de Música, realizando novo concerto nas escadas do Quebra-Costas, pelas 18.30 horas.

Mas a grande atracção da edição de Junho está agendada para as 22.00 horas: a primeira actuação em Coimbra do recém-formado grupo de “rock ciclónico” The Macaques.

Composto por João Moreira, na voz; Ricardo Pinto, na guitarra e voz; Xavier Marques, na guitarra e voz e Tiago Irão, na percussão; os Macaques formaram-se no dia 25 de Maio de 2011 na Pedrulha (Coimbra). Reza a lenda que foi “Um dia quente. O almoço foi meio frango para cada um na churrascaria da Pedrulha. Tiago Irão foi o que bebeu mais, o resto bebeu tudo água, seven ups e sumos. Fizemos 24 canções em 3 horas, mas no fim só nos lembrávamos de 8. Não foi mau. O EP sai dia 28 de Julho de 2011. Quarta-feira.”

Sobre o Mercado Quebra Costas

Organizado e promovido pela Associação Cultural de Música e Teatro Arte à Parte, o Mercado Quebra Costas realiza-se nos segundos sábados de cada mês (excepto em Junho, mês em que se realiza no terceiro fim de semana), estando as próximas edições previstas para os dias 13 de Agosto, 10 de Setembro e 8 de Outubro.

Decorre em pleno Centro Histórico da cidade de Coimbra, mais precisamente na Rua Quebra-Costas e espaços envolventes, designadamente o Pátio do Castilho e a Sede da Associação Arte à Parte (Rua Fernandes Tomás).

Trata-se de um evento que entende o espaço urbano como um território privilegiado para o diálogo permanente, aberto à experimentação artística e à participação de todos os cidadãos (portugueses e estrangeiros).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *