Celorico de Basto, Cultura, Sociedade

Milhares de pessoas visitaram a III Edição da Feira do Livro e das Profissões de Celorico de Basto

Inúmeras actividades, muitos livros, feira das profissões, várias exposições permanentes e algumas figuras de destaque marcaram a III edição da Feira do Livro e das Profissões, que decorreu de 23 a 28 de Maio na Biblioteca Municipal e no Pavilhão Gimnodesportivo da EB2,3/S de Celorico de Basto.

O encerramento da Feira decorreu no passado sábado e contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e de João Tordo, um escritor, que, “apesar da tenra idade já se destaca no mundo da escrita, com vários livros editados com destaque para a obra “As três vidas” que lhe valeu o prémio José Saramago.

A cerimónia de encerramento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, do vereador da Cultura, Fernando Gomes, do vereador das obras, Inácio Silva, do Prof. João Carlos, do padre Parcídio Rodrigues e do vice-presidente do Vitória Sport Clube, Júlio Mendes, entre outros.

A notoriedade desta feira tem ganho maior abrangência graças ao seu patrono que procura enriquecê-la com figuras de destaque como referiu o presidente da autarquia, Joaquim Mota e silva. “ A cada edição vejo esta Feira cada vez mais forte, mais importante, com mais notoriedade e esse facto é, em grande parte, possível, graças ao Prof. Marcelo que tudo faz para o sucesso deste certame. É o verdadeiro patrono, uma espécie de padroeiro deste evento”.

Uma feira que envolve dezenas de colaboradores, a quem o edil não quis deixar de agradecer, “são dezenas de trabalhadores a trabalhar para o sucesso desta iniciativa, o empenho é muito nas diversas actividades que se apresentam onde o objectivo é dar o máximo para obter os melhores resultados”.

O escritor João Tordo felicitou a autarquia pela organização do evento “que fomenta a leitura no concelho” e realçou a beleza desta terra “Celorico de Basto é um concelho bonito para ser visitado”.

Marcelo Rebelo de Sousa mencionou o crescimento do certame, “que todos os anos oferece mais actividades e mais diversificadas”.

A cerimónia de encerramento também se destacou pelos momentos musicais protagonizados pelo Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional de Fermil, pelos alunos do 1º ciclo de estudos que ao som da flauta maravilharam os presentes. Uma actuação a cargo do Professor António Pinto Alves.

Uma cerimónia marcada pela presença do escritor João Tordo que, amavelmente, após a dissertação sobre a sua obra pelo professor Marcelo respondeu a todas as questões feitas por miúdos e graúdos.

O dia de encerramento contou ainda com a apresentação do livro “Direito Administrativo das Autarquias Locais: Estudos” uma obra desenvolvida por Eliana Pinto, Joana costa e Nora Costa, Joana Lobo Xavier, Ana de Oliveira Garcia e Alberto Álvaro Garcia.

A multidisciplinaridade do evento imperou até ao último dia e o desporto foi destacado também no último dia. A autarquia entregou aos diferentes grupos desportivos que representaram o concelho na época desportiva, que terminou, uma medalha como forma de agradecimento pela representação da camisola que vestem e pelo esforço feito ao longo da temporada.

De recordar que este ano a feira do livro ficou ainda mais enriquecida com o complemento das profissões que tornou o certame ainda mais apelativo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *