Cantanhede, Sociedade

Câmara de Cantanhede propõe aos pais um Dia da Criança diferente

“Ofereça ao seu filho um dia diferente, consigo” é o mote das comemorações deste ano do Dia Internacional da Criança, cujo pressuposto é dar aos pais a oportunidade de festejarem a efeméride conjuntamente com os grandes destinatários das actividades organizadas pelo Município de Cantanhede para o efeito.

Para que tal fosse possível a autarquia decidiu que o aliciante programa de iniciativas será desenvolvido nos amplos relvados do Parque de S. Mateus, no feriado de 10 de Junho, data que permite o envolvimento activo das famílias na celebração festiva de um evento que normalmente não facilita a participação dos pais, devido aos seus afazeres profissionais.

Segundo a entidade promotora, trata-se de uma alteração que oferece indiscutíveis vantagens ao proporcionar aos agregados familiares a possibilidade de celebrarem o dia dedicado às crianças num ambiente lúdico, festivo e educativo.

Assim, e sem prejuízo das actividades organizadas pelos estabelecimentos de ensino para assinalar o Dia Mundial da Criança em 1 de Junho, no âmbito das AEC´s e/ou em parceria com outros programas escolares, o Município de Cantanhede propõe um projecto diferente e inovador para as famílias das crianças do pré-escolar e do 1.º CEB. O programa contempla brincadeiras em insufláveis, pinturas de rosto, jogos tradicionais, ateliês de leitura, de expressão artística e de golfe, torneios e circuitos desportivos, estando ainda previsto um espectáculo dos alunos do 1.º CEB dinamizado pelos docentes envolvidos no Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s).

Por outro lado, a iniciativa conta com o apoio de algumas entidades do concelho que vão também elas dinamizar algumas acções pedagógicas nos domínios em que desenvolvem a sua actividade. Neste âmbito, a GNR e os Bombeiros Voluntários terão em exposição alguns dos seus meios operacionais, haverá demonstração de cinotécnica a cargo da GNR.

Para desenvolvimento deste projecto inovador a propósito do Dia Mundial da Criança, o Município de Cantanhede conta com o apoio activo da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila de Cantanhede, GNR, Escola Secundária de Cantanhede, Agrupamento de Escolas Finisterra, Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Escola Técnico Profissional de Cantanhede, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 382, Bombeiros Voluntários de Cantanhede e Clube de Golfe de Cantanhede.

O programa das comemorações tem como objectivos proporcionar a todas as famílias do concelho a participação nas actividades lúdicas destinadas às crianças, promover as AEC’s junto da comunidade, intensificar a cooperação entre as instituições educativas e as entidades de carácter cultural, social e cívico. Pretende-se ainda reforçar a relação entre a família e a escola, criar condições favoráveis ao desenvolvimento social e pessoal da criança com base em experiências de vida numa perspectiva de educação para a cidadania e fomentar a sua inserção em grupos sociais diversos, para que progressivamente tome consciência do seu papel na sociedade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *