Póvoa de Varzim, Sociedade

Prova de língua portuguesa para aquisição da nacionalidade – inscrições até 17 de Junho – P. Varzim

A prova de língua portuguesa  para aquisição da nacionalidade (Portaria n. 1403-A/2006, de 15 de Dezembro) é da responsabilidade do Ministério da Educação (http://www.dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Paginas/ProvasdeLP.aspx).
Porém, até ao momento, ainda não foi publicada a data para a realização da prova para o presente ano. Tendo em conta que muitos imigrantes necessitam deste Diploma para o processo de aquisição de nacionalidade portuguesa, o Gabinete de Apoio ao I/Emigrante (GAIE) vem divulgar a existência do Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira (CIPLE).
O CIPLE, nível A2, ministrado pelos Centros de Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE), é devidamente reconhecido e, poderá o cidadão estrangeiro apresentar esse documento na instrução do pedido de Nacionalidade Portuguesa, pela via da Naturalização, como prova do conhecimento da língua portuguesa.
O CAPLE organiza anualmente várias épocas de exames. Para a época de Julho, as inscrições estão abertas desde 16 de Maio e até 17 de Junho. O exame irá decorrer em vários centros espalhados pelo país contudo, no caso de residentes na Póvoa de Varzim, o Centro mais próximo é a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Esta prova, ao contrário da promovida pelo Ministério da Educação, não é gratuita. Desta forma, no acto da inscrição os interessados deverão efectuar o pagamento da taxa de inscrição e da propina de exame no valor de 70€.
A prova obedece a alguns procedimentos, requisitos, prazos e custos, pelo que, para melhor esclarecimento deverão os interessados dirigirem-se ao GAIE – Gabinete de Apoio ao I/Emigrante da Póvoa de Varzim que funciona nas instalações da Casa da Juventude nesta cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

26 comentários

  1. dia quero saber com posso fazer inscriçao
    Prova de Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade
    obrigado

  2. vivo aki a 11 anos dei entrada na minha nacionalidade se meu historico escolar nao for aceite essa lei vai ter k mudar porque meu barulho vai começar na sic e terminar no planalto central com dilma roussef

  3. um cidadao do leste ou outros…vai la agora um brasileiro k cujos portugueses botaram la os pes?e colonizaram?hum a passeata vai ser grande pretendo recolher pelo menos mil assinaturas

  4. Bom dia, por favor agradeco informacoes como increver a minha mae que vive em Portugal a mais de 5 anos para a Prova da Lingua Portuguesa para adquirir a Nacionalidade Portuguesa,.

    Obrigado

  5. Bom dia.
    Vivo em Massama e em Portugal a 17 anos. Gostaria de obter a Nacionalidade Portuguesa. Terei algum sitio proximo da mha aerea de residencia onde possa fazer o exame?

    Obrgado

    Sem mas os meus Cumprimentos

  6.  bon dia agradeco informacaoes de exame da lingua portuguesa vivo na nazare terei algum sitio proximo da  mha aerea da rezidencia obrigado dan.

  7. bon dia agradeco informacaoes de exame da lingua portuguesa vivo en leiria terei algum sitio proximo da mha aerea da rezidencia obrigado
    responder

  8. eu quero fazer exame de ciple nivel A2 . eu moro no figueira da foz,nao sei se tem algum escola para fazer exame perto minha area.obrigado

  9. Boa tarde

    eu moru em Povoa de lanhoso-Braga e quero saber onde posso fazer inscrição para prova de língua português em BRAGA
    OBRIGADA

  10. Olá! Gostaria de saber em quais(qual) escolas em Caldas da Rainha posso fazer a inscrição para prova de língua portuguesa?
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *