Évora, Sociedade

Deputados do Parlamento Europeu visitaram Évora

Uma delegação de deputados do Parlamento Europeu foi recebida no passado dia 27 pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, nos Paços do Concelho.

Desta delegação, fez parte Capoulas Santos (Portugal – Grupo dos Socialistas e Democratas Europeus), Astrid Lulling (Luxemburgo – Grupo PPE – Partido Popular Europeu e a decana dos deputados europeus, uma vez que exerce a função há mais de 30 anos), Christa Klass (Alemanha- PPE) e Giancarlo Scota (Itália – EFD – Grupo da Europa da Liberdade e da Democracia).

A visita a Portugal, realizou-se a convite do Deputado Capoulas Santos e teve como objectivo dar a conhecer  a importância económica, social e ambiental do montado e a promoção do uso da rolha de cortiça nas garrafas de vinho.

“Promover a rolha é defender o montado e a sua biodiversidade e combater a emissão de CO2 e a poluição do ambiente com produtos sintéticos”, considera o Deputado Capoulas Santos.

Além de visitas a um  montado na região de Coruche e à visualização da extração de cortiça, os eurodeputados conheceram o Observatório da Cortiça em Coruche, a FICOR – Feira Internacional da Cortiça, e ainda uma fábrica que emprega cerca de 200 pessoas na mesma localidade.

Para além da serem recebidos pelo Presidente da Câmara de Évora, e pelo Ministro da Agricultura,  os deputados europeus visitaram ainda as Adegas da Cartuxa e do Esporão e efectuaram uma breve visita a Évora e Monsaraz.

Esta vinda a Portugal teve o apoio da ELO (European Landowners Organization), do Intergrupo “Vinho”, do Parlamento Europeu e da APCOR, a Associação Portuguesa da Cortiça.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *