Sociedade, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António promove o têxtil lar

No âmbito da ARTÊXTIL – iniciativa que visa promover a actividade comercial da cidade e que teve início com uma exposição de Arte Pública – o próximo dia 28 de Maio será marcado pela discussão dos problemas e oportunidades da actividade comercial que envolve os produtos têxteis, e que em Vila Real de Santo António tem uma forte tradição. O seminário, subordinado ao tema «Conhecer Mais/ Fazer Melhor», terá lugar no Centro Cultural António Aleixo, com início às 15.00 horas.
 
No seminário, que contará com a presença de comerciantes, de associações empresariais e da Confederação do Comércio Português, serão debatidas as principais dificuldades e procuradas respostas e orientações para este sector da actividade económica.
 
Entretanto, e até ao próximo dia 2 de Junho, decorre uma Mostra de Têxtil Lar, também no Centro Cultural António Aleixo. Nesta Mostra, os visitantes terão oportunidade de viajar no tempo, desde os primórdios dos têxteis em Vila Real de Santo António – que eram trazidos pelas gentes da serra Algarvia para aquecer os vila-realenses nos meses mais frios – até aos produtos que actualmente se vendem nos estabelecimentos da cidade.
 
Para além de peças de vestuário, na exposição poderá encontrar mobiliário da época, bem como os tradicionais teares, fusos ou rocas.
 
Após uma passagem pela história da actividade, podemos apreciar o que de melhor e mais típico se vende em Vila Real de Santo António e assistir, em dois espaços diferentes, à projecção de filmes sobre o modo como os têxteis são produzidos actualmente.
 
O objectivo da Mostra – num projecto que visa promover a actividade comercial –, é precisamente dar a conhecer a qualidade dos produtos vendidos na cidade e contribuir para um melhor conhecimento sobre a realidade dos têxteis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *