Palmela, Sociedade

Comemorçaões do Dia do Concelho de Palmela

 No âmbito das comemorações do Dia do Concelho, a Biblioteca Municipal de Palmela será palco, no dia 1 de Junho, da cerimónia de entrega de Medalhas de Honra do Concelho e Medalhas Municipais de Mérito, Dedicação e Serviço Prestado a personalidades, entidades e trabalhadores do município.
A iniciativa da autarquia decorrerá a partir das 18 horas e pretende ser uma homenagem e um reconhecimento público do município aos cidadãos e entidades que, pela sua cidadania e altruísmo, criatividade, esforço e valor artístico, inovação e trabalho contribuem para o desenvolvimento social, económico, cultural e desportivo.
Na cerimónia, que contará com a actuação musical do Conservatório Regional de Palmela – Ensemble de Trompetes, com Direcção do Professor Mário Carolino – serão homenageadas 29 pessoas e instituições, cujo valor e exemplo são referências para a comunidade. A Medalha de Honra do Concelho será atribuída, este ano, ao Município de S. Filipe (Ilha do Fogo – Cabo Verde). Na mesma cerimónia, serão distinguidos quatro funcionários municipais com a Medalha de Dedicação e quarenta com a Medalha Municipal de Serviço Prestado (Graus Ouro, Prata e Cobre).
Neste Ano Europeu do Voluntariado, a Câmara Municipal distingue os contributos para um concelho mais solidário, através do desenvolvimento de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, no âmbito de projectos, programas ou outras formas de intervenção sem fins lucrativos por entidades públicas e privadas. Ainda neste âmbito, através da distinção de três personalidades, presta-se homenagem aos fundadores das Associações de Bombeiros do Concelho, instituições de referência quando se fala de voluntariado e solidariedade.
A Câmara tem valorizado a economia local, assente nas actividades tradicionais, no desenvolvimento da agricultura e dos sectores que lhes estão associados. A qualidade dos produtos locais tem encontrado no empenho, trabalho e inovação os factores decisivos para lhes conferir a singularidade que os torna procurados e valorizados nos planos nacional e internacional. Em Palmela, a geração dedicada à terra por destino convive hoje com uma nova geração que a transformou numa oportunidade de futuro. Da sua actividade, advieram benefícios para o Concelho de Palmela, para o seu desenvolvimento e notoriedade.
A riqueza e diversidade culturais do concelho têm como traço comum de identidade a grande ligação que os criadores e artistas mantêm com a terra, a comunidade e as suas origens e, por outro lado, a capacidade de partilhar o seu trabalho, relacionando-o com diferentes expressões artísticas, numa demonstração clara da sua universalidade.
A prática desportiva encontra no concelho uma grande diversidade, quer pelas modalidades e número de participantes que abrange, quer pelos excelentes resultados que, colectiva e individualmente, têm alcançado, sendo de relevar o papel determinante que o movimento associativo tem assumido em algumas modalidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *