Sociedade, Vizela

Vizela promove 1.º Encontro dos Centros Comunitários “O que somos e o que fazemos?”

Com o objectivo de criar um espaço de conhecimento e de reflexão sobre o trabalho social desenvolvido pelas diferentes entidades da Região Norte com protocolo de cooperação com a Segurança Social, no âmbito da valência de Centro Comunitário, decorreu em Vizela o 1.º Encontro de Centros Comunitários “O que somos e o que fazemos?”. Um encontro para reflectir, debater e criar potenciais parcerias.
A iniciativa, promovida pelo Centro Social Paroquial de Santa Eulália-Vizela, Câmara Municipal de Vizela e Escola Superior de Educação do Porto, decorreu no Auditório dos Bombeiros Voluntários, a 20 de Maio, e reuniu cerca de trinta instituições dos Distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Direcção do Centro Social de Santa Eulália, Padre José Lemos, do Presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa e, pela Escola Superior de Educação, o Prof. Doutor Luís Rothes.
Os trabalhos começaram com um painel moderado pela Vereadora da Acção Social, Dr.ª Dora Gaspar, cabendo as primeiras intervenções à Dr.ª Cristina Sanches, do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, a quem coube falar sobre os centros comunitários na perspectiva da intervenção social, e ao Prof. Doutor Luís Rothes, que abordou a intervenção desenvolvida no âmbito desta valência a partir da perspectiva científica.
Ao longo do encontro, que se prolongou durante o dia, foram apresentados mais três painéis, nos quais cinco entidades expuseram o trabalho que desenvolvem, tendo por enquadramento as áreas de actuação nas quais se destacaram: Educação e Formação; Animação Sócio-Comunitária; Acção Social e Psicossocial; Voluntariado; e Desporto e Qualidade de Vida.
A apresentação das reflexões finais foi efectuada por Ivaneide Mendes, do Centro Social e Paroquial de Santa Eulália que se mostrou muito satisfeita por estarem reunidos 67% dos Centros Comunitários do Norte do país para partilharem experiências, boas práticas e estreitarem laços.
A par do programa do Seminário realizou-se, no átrio do Auditório uma exposição sobre o trabalho desenvolvido por alguns Centros Comunitários através da apresentação de Posters Científicos elaborados pelos alunos do Mestrado em Educação Social, no âmbito da Disciplina Educação Social e Desenvolvimento Comunitário da Escola Superior de Educação do Porto, com base nas informações fornecidas pelas diferentes entidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *