Portimão, Tecnologia

Rede de Arquivos do Algarve foi apresentada em Portimão

Entre 20 e 21 de Maio decorreu no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o II Encontro de Arquivos do Algarve, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão e do Arquivo Distrital de Faro que contou com a colaboração da Direcção Geral de Arquivos e da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

O Encontro, subordinado à temática “Sistemas de Gestão Integrada da Informação”, reuniu mais de 150 profissionais da informação e de outras áreas, o que permitiu a troca de experiências e a difusão de boas práticas que têm vindo a ser implantadas, particularmente ao nível dos Arquivos Municipais.

O ponto alto do evento foi a apresentação pública da RAalg – Rede de Arquivos do Algarve (http://raalg.wikidot.com), pioneira ao nível nacional e que, como primeiro trabalho, apresentou o diagnóstico traçado sobre os arquivos do Algarve.

Proposta pelo Arquivo Distrital de Faro, a RAalg congregará organizações e profissionais ligados à gestão arquivística, sejam públicos ou privados, funcionando como plataforma de partilha de conhecimento, experiências, discussão de políticas e abordagens profissionais.

Pretende também ser um repositório de pesquisa aberto à comunidade científica, protegendo, conservando e difundindo o património documental, mediante acções que impulsionem actividades de sensibilização, salvaguarda e recuperação de arquivos e documentos.

Fazem parte da Rede organismos algarvios que possuem arquivos, de que são exemplos as câmaras municipais, a Entidade Regional de Turismo do Algarve ou a Universidade do Algarve, entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *